22 Julho 2019 - 08:21

Com verba em financiamento coletivo, Anima Mundi chega a São Paulo

Divulgação
Evento com cerca de 300 filmes vai de 24 a 28 de julho

Após conseguir apoio por meio de um financiamento coletivo, o Anima Mundi deste ano será realizado de 24 a 28 de julho, em São Paulo, após passar pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, ainda será realizado o Anima Fórum, que acontece na Unibes Cultural, com uma programação voltada ao fomento, profissionalização e internacionalização do mercado de animação.

Ameaçado por causa de perda de patrocínios, o tradicional e maior festival de animações da América Latina, conseguiu atingir sua meta de arrecadação por meio do financiamento coletivo e chega à sua 27ª edição. Serão cerca de 300 filmes de mais de 40 países, incluindo mais de 80 produções ou coproduções do Brasil. Desse total de animações, 186 participarão das mostras competitivas, sendo que 15 na mostra de realidade virtual.

Os filmes trazem a infinidade de técnicas que compõem o universo da animação e discutem desde questões existenciais – como o amor e a morte; sociais – como a violência, o racismo, o abuso infantil – até questões contemporâneas, como a conectividade e o gênero.

Na programação infantil, os curtas e longas metragens vão apresentar temas que passam pela superação dos medos, da importância de se fazer escolhas, pelo desenvolvimento sexual, pela amizade e pela poluição. Haverá também a exibição especial do filme Playmobil - O Filme, de Lino DiSalvo.

"A beleza plástica que as imagens dos filmes apresentam nesta edição é impressionante. Percebemos os animadores com um total domínio dos softwares, utilizando-os como ferramenta para simular perfeitamente os mais variados materiais artísticos, ultrapassando os limites impostos pelo universo digital", disse Aída Queiroz, uma das diretoras fundadoras do festival, ao lado de Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, responsáveis pela curadoria do Festival desde 1993.

Desde a sua criação, o Anima Mundi já exibiu mais de 10 mil filmes de animação do mundo inteiro. Em 2012, o festival foi ainda qualificado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos e, com isso, o curta-metragem vencedor do grande prêmio Anima Mundi é elegível para a disputa do Oscar.

Em São Paulo, o festival será realizado no Itaú Cultural, no cinema Petra Belas Artes, no Instituto Moreira Salles (IMS Paulista) e no Auditório Ibirapuera.

Outras informações sobre o festival podem ser obtidas no site do evento.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯