23 Maio 2022 - 17:41

Arte de Toda Gente combina música, skate e cultura em diversas atrações no Rio de Janeiro

J. Mantovani
O evento realizado Pela Funarte combina esporte, música, oficinas de circo, grafite, economia criativa e tecnologia

Oprograma Arte de Toda Gente traz muitas atrações culturais nesta semana. No dia 25 de maio (quarta-feira), às 18h, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS) embala o lançamento do livro “Panorama da Ópera no Brasil”, com texto do jornalista Cláudio Figueiredo e organização e seleção de imagens da pesquisadora Nubia Melhem Santos. Para essa noite especial, o programa ATG apresenta um concerto lírico executado por Sophia Dornelas (soprano), Guilherme Moreira (tenor) e Priscila Bomfim (piano).

Entre os dias 26 e 29 de maio (de quinta a domingo), acontece a etapa carioca do Fun Arte – Arte em Circuito com Skate e Cultura, na Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. O evento realizado Pela Funarte, em parceria com a UFRJ e o Instituto Bob Burnquist, combina esporte, música, oficinas de circo, grafite, economia criativa e tecnologia.

Atenção! Esta também é a última semana para se inscrever nas oficinas “Elaboração de Projetos Culturais” e “Artes Integradas + Educação + Acessibilidade”, da Academia Arte de Toda Gente. Em ambas, o prazo de cadastro se encerra no dia 29 de maio, no próximo domingo.

O programa Arte de Toda Gente (ATG) é realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), que conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a curadoria de sua Escola de Música. Confira os detalhes da programação, a seguir:

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS)

No dia 25 de maio, o Teatro Dulcina abre as suas portas para o lançamento do livro “Panorama da Ópera no Brasil”, com texto do jornalista Cláudio Figueiredo e organização e seleção de imagens da pesquisadora Nubia Melhem Santos. Para deixar a noite ainda mais especial, o programa SINOS traz um concerto com as apresentações de Sophia Dornelas (soprano), Guilherme Moreira (tenor) e Priscila Bomfim (piano). No programa, obras de Mozart, Giacomo Puccini e GaetanoDonizetti, entre outros. O evento com entrada gratuita, começa às 18h.

A etapa carioca do Fun Arte – Arte em Circuito com Skate e Cultura ocorre entre os dias 26 e 29 de maio, na Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. O evento reúne esporte, música, oficinas de circo, grafite, economia criativa e tecnologia. Já confirmados, os artistas escalados para os shows são: a cantora pop Lary, os rappers Ryan Realcria e Taylan, o grupo Instinto Coletivo e o cantor André Frateschi. A programação ainda vai contar com os DjsMachintal e Tamy no comando de algumas atividades do evento, cuja entrada é gratuita! Mais Informações no site https://arteemcircuito.com.br/

Para o skate, será montado um pequeno circuito com pista, rampas e obstáculos. A programação contará também com uma série de oficinas, começando pelos workshops conduzidos por Bob Burnquist, que receberá convidados especializados em temas como criação de conteúdo, cripto arte e economia criativa, com transmissão ao vivo pela internet na forma de lives. Outras oficinas serão dedicadas ao grafite, circo e técnicas para DJs. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/httpsartedetodagente.com.br.

Academia Arte de Toda Gente

A Academia Virtual Arte de Toda Gente reúne todo o cardápio de oficinas à distância, abertas e gratuitas. Até o dia 29 de maio, é possível se inscrever para as turmas de “Elaboração de Projetos Culturais” e “Artes Integradas + Educação + Acessibilidade”. Saiba mais sobre cada uma:

Elaboração de Projetos Culturais

O encontro online “Elaboração de Projetos Culturais” objetiva o aprofundamento das técnicas para conceber trabalhos no segmento da cultura. Ele será realizado em formato remoto e assíncrono e utilizará o Moodle como ferramenta de mediação para o ensino. Poderão se inscrever artistas, agentes, gestores, produtores e assistentes culturaise demais pessoas interessadas em atuar profissionalmente na elaboração de projetos culturais. Além dos conteúdos exclusivos, recomenda-se que o aluno acesse os vídeos da oficina de elaboração de projetos culturais, no portal Bossa Criativa. Ao final, haverá certificação.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Oficina de Elaboração de Projetos Culturais
Unidade 2: Comunicação para Projetos Culturais
Unidade 3: Naming (Aula Exclusiva)
Unidade 4: Gestão Financeira (Aulas Exclusivas)

Artes Integradas + Educação + Acessibilidade

A oficina online “Artes Integradas + Educação + Acessibilidade” propõe a reflexão sobre nossas condutas dentro e fora da sala de aula e quais são as transformações necessárias para passarmos a compreender o que é normalmente entendido como limitação, como potencialidade. Por meio da conexão entre diferentes linguagens e práticas, investigaremos caminhos possíveis para a concepção de projetos educativos e artísticos acessíveis e inclusivos.

Conteúdo Programático

  • Acessibilidade Transversal
  • Artes e culturas surdas
  • O ensino da arte para além do olhar
  • Artes integradas corporalidades e deficiência
  • Acessibilidade estética
  • Interdependência de experiências poéticas

Para conhecer mais detalhes sobre essas e outras propostas que serão oferecidas pela Academia Virtual Arte de Toda Gente, acesse https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/.

Programa Arte de Toda Gente

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ  

por Funarte

Comentários comentar agora ❯