30 Setembro 2015 - 09:02

Agenda Cultural Mandela Vive promove arte de contestação social em Manguinhos

Divulgação
Nelson Mandela

A primeira edição da Agenda Cultural Mandela Vive, que promove a arte e a literatura de contestação social produzidas na Favela de Manguinhos, na zona norte do Rio, foi lançada nessa segunda-feira (29). A
cerimônia ocorreu durante o Seminário Literatura ao Pé do Ouvido – Os Caminhos do Acesso à Literatura, no Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz.

Apesar de o lançamento oficial ter sido ontem, as atividades da agenda começaram no fim de maio, com o seminário Literatura no Dente – Favelofagia e Outras Poéticas Políticas, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que teve a participação do escritor Luiz Ruffato e do dramaturgo Geraldo de Andrade.

Após o seminário, o Bando Editorial Favelofágico selecionou 14 trabalhadores que participaram por dois meses da residência literária Roendo a Machadadas. Um dos idealizadores do projeto, Felipe Eugênio,
coordenador do Ecomuseu de Manguinhos, explica que o produto dessas oficinas será lançado no fim da programação da Agenda, com o Baile Literário, marcado para o dia 24 de outubro em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos.

“Nosso objetivo é fazer uma movimentação na cidade, com a proposta de arte que possa fazer uma contestação em relação às iniquidades que existem na cidade. Essa produção reconhece que o sujeito de transformação dessa realidade vem dos espaços mais empobrecidos, das pessoas que têm contato com o que existe de mais opressor em nossa realidade social. Manguinhos, como uma favela, tem expressões que fazem essa crítica, que é necessária, em relação à nossa estrutura social”, afirma Eugênio.

Ele lembra que o nome Mandela representa, além das comunidades em Manguinhos que têm o nome do líder sul-africano, a ideologia por trás da luta. “Nelson Mandela vai agregar para a gente, como ícone, as duas questões que achamos centrais de arte em Manguinhos: a luta de classes, compreender esse conceito, e a negritude. Com esses conceitos na mão, a gente produz uma série de coisas em teatro, em literatura, em música”.

Os eventos da Agenda Cultural Mandela Vive retornam no dia 22 de outubro, com o Baile do Juvenal, que resgata o show de calouros. No dia 23, ocorre a 2ª Mostra Cultural de Manguinhos, com apresentações que mesclam samba e teatro. No último dia, 24 de outubro, o Baile Literário vai ter apresentações de hip hop e passinho, com coletivos locais, sarau poético e o lançamento dos três livros do projeto: um com as peças e a biografia do dramaturgo Geraldo de Andrade, o segundo com as discussões do Seminário Literatura no Dente e o terceiro com os contos produzidos pelos autores que participaram da residência literária.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯