10 Julho 2019 - 12:01

Juninho Paulista é o novo coordenador da Seleção Brasileira masculina

Lucas Figueiredo/CBF
Gestor assume cargo após saída de Edu Gaspar, que encerrou ciclo com o título da Copa América

Campeão do Mundo em 2002 e da Copa das Confederações em 1997, o ex-jogador Juninho Paulista é o novo coordenador da Seleção Brasileira Masculina Principal. Ele assume o cargo após iniciar sua passagem na gestão da CBF como diretor de Desenvolvimento do Futebol, departamento que passou a fazer parte da estrutura organizacional a partir da posse do presidente Rogério Caboclo.

Juninho entra no posto que estava sendo ocupado por Edu Gaspar desde o dia 20 de junho de 2016. Nestes três anos, Edu trilhou um caminho de excelência e profissionalismo, contribuindo para uma trajetória vitoriosa. Enquanto atuou como coordenador, a Seleção Brasileira disputou 42 jogos, sendo 33 vitórias, 7 empates e 2 derrotas, com 84,13% de aproveitamento. Nas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia 2018, alcançou a classificação antecipada com a melhor campanha da história. Na última página deste ciclo, conquistou a Copa América 2019 no domingo.

– Edu construiu uma história dentro da CBF, ajudou a elaborar uma metodologia de trabalho e deixa o nome entre os vitoriosos. Faço questão de registrar nosso agradecimento. Juninho também representa o futebol brasileiro que levanta troféus. É um vencedor dentro e fora de campo, com uma sólida carreira como dirigente. Nesses primeiros meses de CBF demonstrou que acertamos na escolha. Ele fazia um grande trabalho na Diretoria de Desenvolvimento. Por isso, foi uma decisão difícil. Mas temos certeza que exercerá a nova função com muito sucesso – exaltou Rogério Caboclo.

Na despedida da Seleção Brasileira, Edu liderou o planejamento e cuidou de todos os passos do projeto que resultou no título da Copa América 2019, troféu que não conquistávamos há 12 anos.

– Foram três anos incríveis como Coordenador de Seleções, com grandes experiências e amigos. Deixei tudo o que as pessoas possam imaginar em termos de comprometimento, transparência e energia para ver a Seleção da forma que está hoje. Fiz parte de uma equipe de trabalho espetacular e acho que não existiria melhor nome para estar neste cargo, nesse momento, do que o Juninho Paulista – exaltou Edu.

Qualificado para o desafio

Desde 2009 Juninho Paulista passou a atuar fora dos gramados com a mesma competência e comprometimento característicos em toda a sua carreira vitoriosa como atleta. Exigente e dedicado, transformou a gestão do Ituano, clube no qual foi formado. A equipe paulista elevou seu patamar administrativo sob o comando de Juninho, e os resultados refletiram-se em campo. Em 2014, o time profissional conquistou o Campeonato Paulista pela segunda vez na história e passou a figurar em competições nacionais da CBF, com destaque para a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, em 2015.

– Com uma felicidade muito grande que recebi esse convite. Agradeço a confiança do Presidente Rogério Caboclo, é uma responsabilidade muito grande, nós sabemos o peso da camisa amarelinha. O Edu fez um excelente trabalho juntamente com toda a comissão, vamos dar sequência a esse planejamento e trabalho que está sendo feito, e buscando novas conquistas – destacou Juninho.

Mais sobre o novo coordenador

Osvaldo Giroldo Júnior, o Juninho Paulista, tem 46 anos e vestiu a camisa da Seleção Brasileira por quase uma década. Representou o Brasil em 54 oportunidades e conquistou seis títulos, com destaque para o pentacampeonato mundial em 2002 e a Copa das Confederações em 1997. Durante a carreira como jogador, brilhou em equipes da elite do futebol brasileiro, como São Paulo, Vasco, Flamengo e Palmeiras. Na Europa, destacou-se na Espanha e na Inglaterra. Em 2008, foi eleito pelo jornal britânico The Sun o melhor jogador brasileiro com passagem pelo futebol inglês.

por CBF

Comentários comentar agora ❯