17 Agosto 2022 - 08:00

Equipes de arbitragem têm dia de treinamento em concentração para a Copa do Brasil

Lucas Figueiredo/CBF
Concentração das equipes de arbitragem para as quartas de final da Copa do Brasil

Nesta quarta-feira (17), será dado o pontapé inicial para os jogos de volta das quartas de final da Copa Intelbras do Brasil. Para a arbitragem, no entanto, o trabalho começou muito antes da bola rolar. Concentrados no Rio de Janeiro (RJ), os árbitros e assistentes escalados para as quatro partidas desta semana realizaram treinamentos em campo e na sala do VAR.

Os árbitros chegaram na noite do dia anterior ao Rio. Pela manhã, a programação foi aberta com uma reunião preparatória entre todas as equipes designadas, com a presença de integrantes da Comissão de Arbitragem da CBF, incluindo o Presidente Wilson Seneme.

Depois, os árbitros foram divididos entre treinamentos no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) para o VAR e no Clube da Aeronáutica (CAER) para as equipes de campo. Os exercícios tiveram como foco as jogadas mais críticas de uma partida, como impedimentos e bolas paradas. As atividades fazem parte de mais uma iniciativa da Comissão de Arbitragem para o desenvolvimento e a constante atualização dos árbitros brasileiros.

Árbitro do quadro internacional da FIFA, Raphael Claus está escalado para comandar a partida entre Athletico Paranaense e Flamengo, e falou sobre a importância de ter esse momento prévio para pensar exclusivamente sobre o jogo.

"No fim da contas, faz toda a diferença. A partir do momento que você está em casa, no seu dia a dia normal, surgem outros afazeres, outras coisas na sua cabeça. A partir do momento que você vem para a concentração, você está a todo momento mentalizando a partida, situações que podem ocorrer", ressaltou Claus, que continuou:

"É uma interação fundamental. Na minha opinião, esse é o trabalho de profissionalismo. Fala-se tanto em profissionalizar a arbitragem, mas não é só ter carteira assinada. O principal trabalho de profissionalização é esse, muito próximo do que os jogadores vivem. Para ter concentração total em um jogo que você vai trabalhar".

As equipes de campo embarcam para as cidades de seus jogos, com exceção do grupo que atuará em Fluminense x Fortaleza, que será no próprio Rio de Janeiro (RJ). As equipes do VAR, que atuam remotamente no CEAB, seguem concentradas no mesmo hotel.

por CBF

Comentários comentar agora ❯