20 Fevereiro 2018 - 15:48

Foto histórica tirada em 1940 registra um dos principais momentos de glória do Sport Club Penedense

Divulgação
Timaço do Penedense que derrotou o Clube de Regatas Brasil por quatro a um no dia 15 de setembro de 1940

Em 2017, mesmo fazendo uma boa campanha, o Sport Club Penedense não conseguiu voltar à elite do futebol alagoano, permanecendo por mais uma temporada na 2ª Divisão. Apesar disso, o time que no dia 03 de janeiro completou 109 anos de fundação, já fez história, inclusive com jogadores revelados até para o cenário internacional.

Em uma fotografia da qual nossa redação teve acesso na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, está retratado um desses momentos de glória do alvirrubro ribeirinho. Na imagem ficou eternizado o dia 15 de setembro de 1940, data em que o Penedense venceu por 4 x 1 o Clube de Regatas Brasil (CRB).

Na foto aparecem, da esquerda para a direita em pé, os jogadores Lourival Capoeira, Jacaré, Zeca Matias, Edmundo, Ardinho e João Romariz. De cócoras, da esquerda para a direita: Pai Zé, Mororó, Mário Buarque Alves, Pata e Badica.

“Jacaré foi um jogador excepcional. Campeão estadual do centenário da independência pelo Santa Cruz de Penedo, foi também campeão pelo Regatas em 1927. Disse um cronista na época que Jacaré e a bola era um caso de amor de fazer inveja a Romeu e Julieta. Pata também foi outro jogador fora de série. Todos eles eram filhos de Penedo. Pata é pai dos advogados Paulo Newton e Roberto Azevedo. João Romariz é pai de Sabino, Alari, Vera e José Romariz”, diz trecho de um texto publicado pelo perfil da família Pereira Alves, no Facebook.

Apesar de tantos problemas, que vão da esfera trabalhista à falta de gerência administrativa, o Sport Club Penedense é muito importante na história do futebol brasileiro, principalmente por ser um dos times, em atividade, mais antigos do país. Por esse motivo os ribeirinhos torcem para que o “centenário das Alagoas” possa se reerguer e voltar a dar alegrias a seus fanáticos torcedores.

por Redação

Comentários comentar agora ❯