19 Outubro 2019 - 12:12

Agência Brasil vence 7º Prêmio Ação pela Água

A Agência Brasil venceu o 7º Prêmio Ação pela Água com a reportagem Água é considerada boa em apenas 6,5% dos rios da Mata Atlântica, da repórter Camila Boehm. Os ganhadores foram anunciados nesta quinta-feira (17) durante evento realizando na Casa de Shows Via Appia, em Campinas, São Paulo.

Premiado na categoria reportagem jornalística em veículo impresso e/ou digital, o conteúdo, produzido por ocasião do o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, revela que os rios estão perdendo lentamente a capacidade de abrigar vida, de abastecer a população e de promover saúde e lazer para a sociedade. As informações publicadas pela Agência Brasil são parte do relatório O Retrato da Qualidade da Água nas Bacias da Mata Atlântica, divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica.

O relatório traz o balanço das análises feitas nos 220 rios, de 103 municípios dos 17 estados abrangidos pela Mata Atlântica. Nos 278 pontos monitorados, foram feitas 2.066 análises de indicadores internacionais que integram o Índice de Qualidade da Água (IQA), composto por 16 parâmetros físicos, químicos e biológicos na metodologia desenvolvida pela SOS Mata Atlântica. Nenhuma amostra foi considerada ótima, segundo a reportagem da Agência Brasil.

A repórter Camila Boehm destaca a importância da premiação. “É um reconhecimento do nosso trabalho enquanto jornalista na comunicação pública, além de nos mostrar a direção que devemos seguir, com matérias de interesse público e sobre temas sensíveis, como a questão da poluição das águas e degradação do meio ambiente. Sou grata pelo prêmio e também pelos colegas que tenho aqui, que lutam diariamente lado a lado para que possamos fazer um trabalho de relevância no jornalismo."

O Prêmio Ação pela Água reconhece, estimula e dá visibilidade às ações desenvolvidas por instituições públicas e privadas voltadas para a recuperação, conservação e melhoria da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos. A premiação é promovida pelo Consórcio PCJ.  

por Agência Brasil

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.