03 Setembro 2009 - 15:17

Prefeitura realiza campanha da poliomielite no próximo dia 14

Josival Monteiro

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa Nacional de Imunização (PNI), realizará, no período de 14 a 25 de setembro, a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A meta da SMS é atingir 95% da população infantil do município.

A campanha é coordenada, em todo o País, pelo Ministério da Saúde. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizado no dia 19 de setembro.

O Ministério da Saúde (MS) adiou a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que inicialmente seria realizada em agosto. A decisão tomada pelo MS teve como objetivo evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita de gripe, e contribuir para que a vacinação ocorra em um cenário mais tranquilo, com os trabalhadores da área em condições de dar prioridade ao trabalho de imunização.

A DOENÇA

A poliomielite, ou “paralisia infantil”, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo.

Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989.

A vacina, desenvolvida pelo renomado pesquisador medicinal polonês-americano Albert Bruce Sabin, não possui contraindicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos seus componentes, em crianças imunologicamente deficientes ou quando a mesma apresenta febre acima de 38º, vômitos ou diarreia.
 

por SMS

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.