05 Julho 2022 - 06:00

Núcleo de Acessibilidade da Ufal promove curso de audiodescrição

Divulgação
Capacitação é destinada aos servidores e bolsistas

Com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho junto aos usuários com deficiência, o Núcleo de Acessibilidade da Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (NAC/Proest/Ufal), realiza durante o mês de julho, o curso de audiodescrição. As inscrições podem ser feitas na página do Sigaa e as aulas acontecem em forma semi-presencial, com 12h de aulas presenciais, oito horas de atividades práticas e dez horas destinadas à leitura de textos, totalizando 30 horas.

O curso pretende fornecer ferramentas para bolsistas e profissionais da área de comunicação atuarem com PcD no que se relaciona à audiodescrição de imagens. O curso será ministrado por pessoas especializadas na área de audiodescrição.

Durante as aulas, que acontecem em duas turmas, pela manhã ou a tarde – confira as datas no Sigaa, serão utilizadas a audiodescrição como recurso de promoção da acessibilidade para desconstrução de barreiras pedagógicas e instrumentais.

Mais informações com o NAC no telefone (82) 3214-1435 ou no Instagram @nacufal

O NAC

Em 2005 foi criado pelo MEC o Programa Incluir (Programa de Acessibilidade na Educação Superior) objetivando fomentar a criação e a consolidação de Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais, que seriam os orquestradores de ações institucionais para o desenvolvimento da inclusão de pessoas com deficiência na vida acadêmica na perspectiva de eliminar barreiras pedagógicas, arquitetônicas e na comunicação e informação, promovendo o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade.

Atualmente o NAC está presente no Campus A.C. Simões, Campus Arapiraca e no Campus Sertão. Em 2020, a Proest em parceria com a Prograd criou o Laboratório de Acessibilidade (LAC), localizado na Biblioteca Central do Campus A.C. Simões. 

por Ufal

Comentários comentar agora ❯