07 Janeiro 2019 - 09:47

Ronda no Bairro, um ano de sucesso do policiamento de proximidade

Márcio Ferreira
Aprovado pela população, programa realizou grande festa na orla de Maceió, neste domingo (6)

A comemoração em homenagem ao primeiro ano de atuação do Programa Ronda no Bairro foi marcada por muita emoção, apresentações culturais e ações de diversas secretarias e órgãos estaduais.

 

O evento, realizado na manhã deste domingo (6), na rua Fechada, da Ponta Verde, foi mais uma oportunidade de aproximar os agentes de proximidade da população, essa nova forma de fazer segurança pública deu tão certo que está mais que aprovada pelos maceioenses e sendo reconhecida por todo povo alagoano.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, que representou o governador Renan Filho no evento, agradeceu o empenho de todos os agentes do programa afirmando que eles vêm desempenhando um brilhante trabalho, contribuindo decisivamente para a redução da violência na capital. 

“Não tenho dúvidas que o Ronda no Bairro tem contribuído para que a Segurança Pública alcance resultados expressivos de redução da criminalidade, a prova é que hoje somos o estado do País que mais reduziu crimes. Como cidadão e secretário agradeço a cada um dos agentes pelo trabalho feito”, disse.

Há um ano, o Governo de Alagoas decidiu inovar e aproximar ainda mais as forças de segurança pública da população. Estava certo de que precisava cuidar de forma global do bem-estar dos alagoanos, com a garantia da tranquilidade para a realização das tarefas cotidianas e com a devolução do hábito de frequentar espaços públicos às famílias, preenchendo-os com atividades de qualidade.

O corretor de imóveis José Costa, de 48 anos, mora em Maceió, prestigiou o evento e reconhece o trabalho desenvolvido pelo programa. “O Ronda em si trouxe mais segurança. O fato de você ter a presença, de uma figura de segurança traz pra gente essa sensação de mais segurança", afirmou.

A festa contou com ações educativas, ambientais, de saúde e exposições promovidas pelas secretarias deSaúde (Sesau), da Prevenção à Violência (Seprev), da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e do Corpo de Bombeiros (CBMAL). E foi animada pelas apresentações do Maracatu Baque Alagoano, da Banda de Jazz Messiah e da Banda Afrodara.

Durante esse primeiro ano, a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro realizou cerca de 166 atendimentos psicossociais, 34 visitas a escolas estaduais, 24 palestras motivacionais e mais de 111 atendimentos a estabelecimentos comerciais e ambulantes. Além de diversas edições de cunho cultural, artístico e esportivo em espaços públicos.

No âmbito operacional, o programa registrou mais de 650 ocorrências diversas, que passam pela prisão de infratores, apreensões de armas brancas e de fogo, de drogas, prestação de socorro, operações integradas, resgate de animais e registros de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO).

“Por todas as conquistas alcançadas nesse primeiro eu agradeço a parceria de todas as secretarias e órgãos estaduais que apoiaram o Ronda e, principalmente, agradeço a dedicação e empenho de todos os nossos agentes de proximidade e equipe social por tão bem executarem o programa”, concluiu o coronel Cícero Silva, superintendente do Ronda no Bairro.

Também prestigiaram a comemoração a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Maria José Silva, o secretário executivo de Prevenção à Violência (SEPREV), Erivaldo Teixeira, o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Marcos Sampaio, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), André Madeiro.  

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯