10 Dezembro 2009 - 11:16

Semed capacita educadores para a cultura da Paz

Mauro Fabiana

Promoção da paz nas escolas e na família. Esse foi o tema da palestra proferida aos professores e coordenadores das escolas municipais de Maceió no auditório da CDL. O professor-mestre em psicologia social João Roberto Araújo, palestrante de nível internacional, pregou aos educadores sobre a necessidade de se criar uma cultura de paz nas instituições, a começar pela escola. Segundo ele, a violência e sua influência estão intrinsecamente ligadas à sociedade e apenas uma mudança de consciência pode alterar isso.

Elaine Oliveira, diretora de Gerenciamento Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informou que a palestra está incluída na campanha de combate à violência nas escolas municipais, que visa capacitar os profissionais da educação a agir como multiplicadores de uma metodologia apropriada que ensina a paz sem relembrar a violência. O encontro nasceu de uma parceria da Semed com a Secretaria Especial de Promoção da Paz (Sepaz).

Maristela Pozitano, da Sepaz, salientou que trazer o professor para falar aos educadores da Semed faz parte do trabalho de sistematização da educação para a paz. De acordo com ela, só quem se conhece realmente pode perceber como a violência a que está exposto molda seu modo de agir e quem não sabe gerenciar suas emoções não é capaz de ter uma atitude pacífica diante dos obstáculos cotidianos.

Segundo João Roberto, a paz é um conceito subjetivo que pode ser ensinado. Os alunos podem aprender a ser pacíficos da mesma forma que aprendem qualquer disciplina. “Ninguém nasce violento. As crianças incorporam os valores da violência gerados pela sociedade. Precisamos construir a paz desconstruindo a violência”, frisou o professor. O objetivo principal da palestra foi despertar nos educadores a percepção de que os conteúdos de cultura da paz são valores que podem ser incorporados aos conteúdos trabalhados na escola. Esses valores da paz são, entre outros, a tolerância, o diálogo, a amorosidade, a compaixão e o carinho.

O momento já gerou uma ação concreta. Maria Lucia dos Santos, diretora da Escola Maria Carrascosa, implementará, ainda este ano, a inclusão da Cultura da Paz no currículo da escola. Segundo a diretora, existe a necessidade premente de se falar de paz, principalmente neste momento de problemas com a violência dentro e no entorno da escola. “Nós temos na escola cinco profissionais capacitados nesse tema. Além disso, todos os setores da escola estão unidos para solucionar os problemas, pois todos estão sendo atingidos”, salientou a diretora.
 

por Secom Maceió

Comentários comentar agora ❯