14 Setembro 2019 - 12:49

Desfile cívico estudantil: principais vias de Jaraguá serão interditadas das 12h30 às 19h

Divulgação
Reunião definiu estrutura de segurança e fluxo das principais vias de Jaraguá para o desfile cívico estudantil

Toda estrutura de segurança e fluxo das principais vias de Jaraguá para o desfile cívico estudantil em homenagem aos 202 anos de Emancipação Política de Alagoas, na próxima segunda-feira (16), a partir das 15h, já está definida. Policiais militares se reuniram, nessa quinta-feira (12), com a comissão organizadora do evento para discutir os últimos ajustes. Ficou decidido que a interdição das ruas e avenidas acontecerá das 12h30 às 19h.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas de Alagoas, além de a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), farão a segurança e o controle das vias.

Segundo o major Bandeira, da PM-AL, 85 homens estarão distribuídos em cinco setores estratégicos, tanto na Rua Sá e Albuquerque como nas demais ruas do bairro.

“Teremos trios de PM’s em todo o trajeto do desfile, oito conjuntos da cavalaria e mais três viaturas, com o apoio do Bptran e da SMTT”, adianta Bandeira.

Interdição das vias – O Bptran e a SMTT farão todo o controle de fluxo e acessos às vias, das 12h30 às 19h, conforme explica o tenente Igor, do Batalhão de Trânsito.

Serão cinco pontos de bloqueio. O primeiro será próximo ao Hotel Ouro Branco, desviando o trânsito que vem em direção a Jaraguá para a Rua Zeferino Rodrigues em direção à Polícia Federal. O segundo, próximo ao Espaço Pierre Chalita, desviando o trânsito, sentido terminal do VLT, para que não entre sentido Jaraguá. A SMTT fará o controle dos ônibus credenciados (estudantes) que vêm de Maceió para ter acesso à via Copacabana, sentido estacionamento de Jaraguá.

Outro ponto de bloqueio será feito pela SMTT do outro lado da praça em frente ao Pierre Chalita. O objetivo é desviar o trânsito, sentido Hotel Ouro Branco, dos ônibus que vêm de Marechal Deodoro, que poderão vir pela Avenida para fazer o contorno na praça, onde serão liberados pela SMTT para fazer o retorno sentido Avenida Copacabana e estacionamento Jaraguá.

Também haverá interdição na saída próxima ao Cais do Porto para que nenhum caminhão, ou outro veículo, siga em direção à Avenida Copacabana. Eles terão que seguir para o bairro de Pajuçara.

“Teremos, ainda, interdição na Praça Dois Leões, para que nenhum veículo entre para a Sá e Albuquerque. Cones da SMTT estarão em todos os demais pontos para garantir a segurança dos estudantes e participantes”, detalha o tenente Igor.

O desfile – Com a estimativa de público de 15 mil pessoas, o desfile cívico estudantil contará com a participação de quase três mil estudantes das redes pública e privada que compõem os 18 pelotões, distribuídos entre 33 escolas, Centros de Educação Especial e 13 Gerências Regionais de Educação (Geres). Cada Gere desfilará com um pelotão de 50 estudantes acompanhados por uma banda fanfarra.

Com o tema “A integração da escola com o território para construção de cidades educadoras”, o desfile visa valorizar o conhecimento, o respeito e a sensibilização dos estudantes para a construção de um Estado melhor e uma sociedade mais justa. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯