14 Dezembro 2018 - 11:08

Emoção e despedida marcam inauguração da nova sede da Câmara Municipal de Maceió

Dicom/CMM
A solenidade ainda contou com a benção do padre Marcelo Pontes

Emoção e discursos de despedida marcaram a inauguração oficial da nova sede da Câmara Municipal de Maceió, em Jaraguá. O prefeito Rui Palmeira (PSDB) prestigiou a solenidade, que também contou a presença de líderes comunitários e a população em geral. Na oportunidade, o presidente da Casa, Kelmann Vieira (PSDB), conduziu o chefe do Executivo para conhecer as dependências do prédio, que conta com 4 mil m², 50 salas, dois Plenários e uma Sala de Eventos, além de uma nova galeria equipada com telões. Os vereadores e o prefeito descerraram a placa que marca uma nova época para o Legislativo municipal. A solenidade ainda contou com a benção do padre Marcelo Pontes.

Um dos Plenários, inclusive, recebeu o nome de Vereador Silvânio Barbosa dos Santos, em homenagem ao parlamentar que foi assassinado barbaramente em setembro deste ano. As irmãs de Silvânio, Érica e Micaele Barbosa, compareceram ao evento e cortaram a fita que inaugurou o Plenário com o nome do irmão delas. Já as despedidas ficaram por conta de três vereadores que se elegeram deputados (dois estaduais e um federal) e deixam a Casa de Mário Guimarães este ano: Dudu Ronalsa (PSDB) e Sílvio Camelo (PV) mudam para a Assembleia Legislativa, enquanto que Tereza Nelma (PSDB) passa a ter mandato em Brasília a partir de 2019.

Para o prefeito, o esforço de Kelman Vieira e de sua Mesa Diretora para mudar de prédio e oferecer ao Legislativo municipal e à sociedade nova Casa valeu à pena. “Estou extremamente feliz por ver esse novo espaço da Câmara Municipal de Maceió, muito bem cuidado e com todo conforto para os parlamentares, funcionários e população em geral. Maceió precisava de um local para o Legislativo com essa qualidade que estamos vendo. O presidente Kelmann Vieira está de parabéns, assim como todos os demais vereadores. Quero expressar aqui também meu contentamento pela homenagem que o vereador Silvânio Barbosa recebe, uma justa lembrança. Inclusive, saúdo a todos nas pessoas das irmãs do Silvânio que estão aqui.”, destacou Rui Palmeira.

Animado com a inauguração em sua gestão da nova sede da Câmara de Maceió, porém, o presidente Kelmann Vieira não segurou as lágrimas e a emoção quando discursou e lembrou a falta que faz Silvânio Barbosa no cotidiano da Casa. “Ele faz muita falta, era um amigo de todos. Apesar de às vezes ter um jeito de quem queria briga, quem convivia com ele sabia que ele possuía um grande coração. Sempre que chegávamos para as sessões ordinárias, ele se colocava à disposição para fazer a leitura da ata, secretariar os trabalhos. Hoje, o homenageamos dando a um dos Plenários o nome dele. Obviamente não gostaríamos de ter que fazer essa homenagem, mas aquele rapaz tirou a vida do vereador de forma bárbara. Emociono-me porque ele faz muita falta. Apesar disso, hoje também é um dia de alegria porque entregamos a Maceió a sede do Legislativo com todos o conforto e condições para que os vereadores possam trabalhar ainda mais pelo povo da capital. Fico feliz que, com a ajuda e compreensão de todos os parlamentares, eu tenha conseguido, na minha gestão, concretizar esse sonho, porque mudar de local era uma necessidade de última hora da Câmara, tendo em vista que o antigo prédio não oferecia conforto e não tinha segurança para todos nós”, disse Kelmann Vieira. “A nova sede é um divisor de águas, ele representa uma política de cuida do com bem público, aplicando cada centavo dos cidadãos de forma responsável e transparente”, completou.

DESPEDIDAS – Após a inauguração da nova sede, os vereadores realizaram a última sessão ordinária do ano. Nela, o presidente Kelmann Vieira anunciou a realização de sessão extraordinária que acontece na próxima quinta-feira (20), em horário regimental, para que sejam votados assuntos importantes como a aprovação do orçamento de Maceió para 2019, a Lei Orçamentária Anual (LOA). “Pelo Regimento interno, a Câmara entra em recesso no dia 15 deste mês, mas nós parlamentares estamos em sessão permanente até a aprovação da LOA, o que deve acontecer na próxima semana”, esclareceu.

Ainda na sessão ordinária, os vereadores Dudu Ronalsa e Tereza Nelma utilizaram a Tribuna para fazer o último pronunciamento como vereadores por Maceió.

“Quero agradecer a todos os meus companheiros e Câmara nesses anos que estive como vereador por Maceió. Foi um aprendizado que levo para toda minha vida. Despeço-me na alegria de poder viver nova experiência agora na ALE, mas com a tristeza de deixar verdadeiros amigos que fiz aqui na Casa, e a emoção eu não tenho como segurar nesse instante. Quero abraçar cada um de vocês, assim como todos os funcionários desta Casa e dizer até logo”, destacou Ronalsa.

Já Tereza Nelma, eleita deputada federal, aproveitou a sessão de despedida dela para prestar contas do seu trabalho como parlamentar em Maceió.

“Esse é um momento de fim de ciclo na minha vida política, e início de novo tempo, agora como deputada federal. Mas aqui, como vereadora, procurei utilizar meu mandato para ajudar a população de Maceió, sobretudo grupos de minorias como LGBTs, nesse particular, inclusive, enche-me de orgulho ter sido a única vereadora no Brasil a ter apresentado mais leis para esse público. Tive 161 leis aprovadas e conseguiu também criar 15 comendas. Todas essas leis foram aprovadas com a consciência de que eram e são benéficas para a população. Deixo o mandato com a consciência do dever cumprido”, disse Tereza Nelma.

por Dicom/CMM

Comentários comentar agora ❯