16 Janeiro 2019 - 17:32

Creas discute atendimento a idosos vítimas de violência

Visando qualificar o atendimento a idosos vítimas de violência, técnicas dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) se reuniram, nessa terça-feira (15) com profissionais da Chefia de Articulação Política de Prevenção e da Polícia Civil.

Segundo a coordenadora geral do Creas, Sheyla Barros, o objetivo dessa reunião foi trabalhar um melhor atendimento, com mais eficiência e agilidade, nos casos de idosos que sofrem violações de direitos e que se dirigem às delegacias especializadas e aos Creas. “Queremos estreitar a rede de atendimento e estabelecer um fluxo, que atenda melhor o idoso, nos casos de negligência e maus tratos. É importante também que a população faça sua parte denunciando casos de abusos através do Disque-denúncia 181 da Polícia Militar. Estamos divulgando também nos Creas esse canal de denúncia para a população”, disse.

São classificadas como formas de violência contra a pessoa idosa a negligência, a violência física, psicológica, sexual, financeira ou econômica, o abandono e a autonegligência. Em Maceió, além do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, há quatro delegacias especializadas no atendimento à pessoa idosa. As delegacias determinadas para esses tipos de casos são a do 4º (Pinheiro), 5º (Salvador Lyra), 6º (Cruz das Almas) e 8º (Benedito Bentes) Distritos Policiais da Capital.

Qualquer pessoa pode denunciar as situações que envolvem a violação de direitos dos idosos, também pelo telefone do Conselho Municipal do Idoso, que é o 3315-4508, ou se dirigindo até as unidades dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os casos denunciados serão verificados pelo órgão e podem chegar à Justiça, dependendo do grau de violação. As vítimas que chegam até os Creas são acompanhadas por equipes multidisciplinares da Semas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) possui cinco Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizados no bairros do Poço, Jatiúca, Prado, Santa Lúcia e Benedito Bentes. Essas unidades oferecem serviços especializados e continuados para famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯