16 Março 2017 - 18:25

Dia do Ouvidor: conheça a atuação do profissional na SMS

Comemorado no dia 16 de março, o Dia do Ouvidor tem o objetivo de fortalecer o papel deste profissional, cuja função é garantir e dar voz ao cidadão, ao consumidor e ao funcionário, transformando cada manifestação em importante ferramenta de gestão. No âmbito da saúde, esse papel é desempenhado pela Ouvidoria do SUS, considerada pelo Ministério da Saúde (SMS) uma das melhores experiências na área.

Localizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Ouvidoria do SUS tem apresentado alto poder de resolutividade, servindo de referência não apenas aos órgãos do Município, como também para outras cidades alagoanas. A Ouvidoria é destinada a estabelecer um canal de comunicação direto entre o cidadão e a gestão municipal, atuando na resolução de questões relacionadas aos serviços públicos de saúde.

Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Ouvidoria já recebeu 114 demandas, sendo 57 delas por meio de formulários (telefone, presencial e e-mails) e outras 57 pelo sistema eletrônico do Ministério da Saúde. Entre as principais demandas estão reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos sobre serviços e atendimentos prestados por determinado órgão.

Segundo Josiene Barbosa, ouvidora do SUS, entre as principais demandas recebidas estão o acesso a consultas e especialidades médicas, farmacêuticas, acesso a serviços de vigilância em saúde e questões de gestão e recursos humanos. “Uma das principais atribuições da Ouvidoria é colaborar para uma atuação transparente do órgão diante da sociedade. Prestamos informações para o público externo e interno. Apuramos as denúncias que chegam a nós e encaminhamos as demandas para os setores competentes para solucionar os problemas”, afirmou.

Os dados das demandas recebidas pelo órgão são inseridos no sistema de informação Ouvidor SUS, onde todas as coordenações da SMS têm acesso para tomar ciência das demandas recebidas pelo setor.

A Ouvidoria do SUS em Maceió funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Dias Cabral, 569, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os contatos podem ser feitos também pelo telefone 3315-5254 ou pelo e-mailouvidoriasaude@bol.com.br.

por Ascom - SMS

Comentários comentar agora ❯