17 Agosto 2018 - 09:48

Técnico da Defesa Civil de Maceió será capacitado no Japão

As ações da Defesa Civil de Maceió em relação à prevenção de desastres naturais devem ser reforçadas do ponto de vista estratégico. É que, a partir da próxima semana, um técnico do órgão da Prefeitura participa no Japão de uma importante capacitação a convite do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. Coordenador Geral de Ações e Contingência da Defesa Civil, Arthur Rodas representará a capital alagoana na comitiva brasileira composta por oito pessoas, que embarcam amanhã (17) rumo ao país asiático.

A capacitação faz parte do Projeto Gestão do Risco de Desastres e Programa de Resposta (Gides), que vem sendo executado desde 2013 de forma pioneira por meio de um acordo de cooperação técnica internacional firmado entre os governos brasileiro e japonês. Segundo explica Rodas, o convite foi feito à Defesa Civil de Maceió em decorrência do trabalho realizado na cidade em relação a desastres naturais, como as ações da quadra chuvosa de 2017 e a situação do bairro Pinheiro, onde surgiram fissuras ainda sem causa conhecida.

“O curso terá duração de um mês, período em que deveremos discutir a problemática de Maceió. Será feita uma apresentação detalhada sobre a situação da cidade e os técnicos japoneses poderão fazer análises com a sugestão de medidas e metodologias viáveis à capital para execução com o suporte do governo brasileiro. Em linhas gerais, o Gides vai contribuir com a elaboração de políticas públicas para a prevenção de desastres, isso por meio da capacitação dos técnicos brasileiros com base na expertise dos japoneses. Será uma troca de experiências valiosa que deve trazer contribuições ao nosso trabalho”, disse Rodas.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯