17 Setembro 2019 - 11:20

Agentes de endemias de Maceió entram em greve por tempo indeterminado

Divulgação
Agentes de endemias de Maceió entram em greve por tempo indeterminado

Agentes de combate às endemias de Maceió deflagraram greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (17). Eles cobram a implantação do piso salarial da categoria.

Segundo o Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), a Lei Federal 13.708/18 estabelece a implantação do piso salarial para agentes de saúde e de combate às endemias em todo o Brasil. Entretanto, segundo a categoria, o valor pago é que o piso pago nacionalmente.

Por meio de nota ao G1, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) informou que "a implantação do piso para os agentes de combate a endemias está sendo discutida e que tem dialogado com a categoria sobre o assunto, fazendo simulações de impacto financeiro".

Os agentes recebem R$ 1.100,00 em média, enquanto o piso salarial dos agentes de saúde em todo o Brasil é de R$ 1.250,00 (com progressão prevista para os próximos anos).

Segundo o presidente do Sindacs-AL, Fernando Candido, a categoria tentou negociar com o Município, mas não houve acordo.

“Teremos que radicalizar o movimento, uma vez que o prefeito não sinaliza com nenhuma possibilidade de abertura de diálogo”, diz.

O sindicato lembra ainda que de acordo com o boletim epidemiológico divulgado no dia 11 de setembro pelo Ministério da Saúde, Alagoas teve o maior aumento de casos prováveis de chikungunya em 2019.

Além disso, só esse ano já foram registrados mais de 30 casos de zika em gestantes no estado. “Isso só mostra a importância do trabalho realizado pelos agentes de endemias”, reforça Fernando Candido.

por Portal G1

Comentários comentar agora ❯