19 Junho 2017 - 21:47

Projeto incentiva geração de renda por meio da culinária

A Prefeitura de Maceió deu início nesta segunda-feira (19) ao Projeto Mãos à Massa, que vai levar cursos de culinária à população em vulnerabilidade social, visando a geração de renda. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sônia Sampaio, localizado no Jacintinho, foi o primeiro equipamento social a formar uma turma e ter aulas ministradas pela culinarista Lourdinha Araújo. Vinte mulheres da comunidade aprendem as receitas com a temática junina.

A iniciativa é desenvolvida em equipamentos sociais e pretende qualificar as pessoas assistidas para o fortalecimento da renda familiar. “A nossa intenção é proporcionar cursos de culinária para que estes alunos tenham uma renda extra. Eles aprendem as receitas no curso e podem produzir para vender. É uma oportunidade para complementar a renda familiar”, destacou a idealizadora do projeto e primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira.

As três turmas do primeiro módulo, onde está sendo ministrado o Curso de Delícias Juninas, beneficiarão 60 famílias dos bairros do Jacintinho – nos Cras Sônia Sampaio e Terezinha Normande – e da Ponta Grossa – Cras Cacilda Sampaio.

Durante a aula, a culinarista orienta como fazer as cinco receitas propostas no material didático. Entre as delícias estão bom bocado de tabuleiro, torta de amendoim e maçã do amor. “Preparamos um material acessível para que elas possam aprender rapidamente as receitas. Nas aulas, nós vamos preparar as receitas e tirar as dúvidas sobre este preparo, dando dicas de como fazer”, orientou a culinarista.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, enfatiza que o projeto Mãos à Massa é piloto e deve ser estendido a outras áreas da capital. “O curso é mais uma iniciativa da Prefeitura de Maceió para dar oportunidades para as famílias em vulnerabilidade social. No Cras elas já contam com o atendimento socioassistencial e estamos fortalecendo este acompanhamento com cursos para a geração de renda”, disse a gestora.

Dona Maria Araújo é uma das alunas do curso. Para ela, o Mãos à Massa trará oportunidades. “Vou fazer o teste das receitas em casa e vender lá próximo. É uma oportunidade de fazer um dinheirinho extra e ajudar nas despesas de casa”, afirmou a dona de casa.

O curso segue nesta terça-feira (20) no Cras Sônia Sampaio. No dia 22 (quinta-feira), o curso será ministrado no Cras Terezinha Normande. Já nos dias 26 e 27, as aulas serão no Cras Cacilda Sampaio.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯