20 Abril 2021 - 11:11

Economia Municipal moderniza atendimento e facilita serviços

Agora, solicitar um serviço à Secretaria Municipal de Economia (Semec) é uma tarefa simples que pode ser feita pela internet. Para isso, basta acessar o Sistema de Chamados da Semec, disponível no Portal de Serviços da Prefeitura de Maceió (www.online.maceio.al.gov.br).

Na plataforma, o contribuinte pode se informar sobre processos administrativos, resolver pendências burocráticas, atualizar dados, tirar dúvidas, entre outros serviços, sem que seja necessário ir à Secretaria, cujo atendimento presencial está suspenso por medidas sanitárias.

“Esta é uma ferramenta moderna, prática e que aproxima o cidadão do atendimento oferecido pela Semec, permitindo que ele acompanhe, virtualmente, todas as etapas do atendimento”, destacou o coordenador de Atendimento ao Contribuinte, Phillippe Félix.

Nos últimos três meses, a Coordenação de Atendimento ao Contribuinte da Semec registrou mais de 12 mil chamados eletrônicos, com uma média de 194 e-mails respondidos por dia. Só em março, o número de serviços solicitados quase dobrou, mantendo uma média positiva de 245 chamados respondidos por dia.

“Antigamente, o contribuinte tinha que ir até a Secretaria, pegar uma senha, aguardar a sua vez, informar a demanda e, em alguns casos, pela falta de documentos específicos ou qualquer outra pendência, voltar para casa sem o problema resolvido. Com o atendimento eletrônico, todo o processo fica muito mais prático e cômodo. Ele só precisa informar o que precisa e enviar os documentos necessários que a Semec irá atualizá-lo, por e-mail, até a resolução do problema”, disse Phillipe.

Para fazer o chamado é só acessar o Portal, ir em ‘Atendimento e Agendamento’, ‘Chamados de Atendimento’ e depois ‘Acessar Sistema de Chamados Semec’. Será disponibilizado um formulário para a solicitação de um ticket eletrônico. O contribuinte deve preenchê-lo com seus dados, a natureza do serviço, o tipo de problema e a descrição do que ele precisa. Feito o pedido, a Semec enviará um e-mail com o código do chamado para o acompanhamento.

Só é possível solicitar um único serviço por chamado e quanto mais detalhado for, mais fácil será sua análise e resolução. O acompanhamento de cada uma das etapas do atendimento pode ser feito na opção ‘Verificar o Status do Ticket’, no menu acima, informando o código e o e-mail.

Os chamados podem ser solicitados a qualquer hora do dia e a Semec tem até 48 horas úteis para responder o contribuinte. Os maceioenses também podem entrar em contato com a secretaria por e-mail (atendimento@semec.maceio.al.gov.br) e telefone (3312-5060), de segunda a sexta, das 8h às 14h. 

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯