22 Novembro 2017 - 16:46

Semscs inicia curso de formação para agentes da Guarda Municipal

Teve início nessa terça feira (21), no auditório da Guarda Municipal de Maceió, o curso de formação básica para agentes da Guarda Municipal, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), por meio da Coordenação de Ensino e Instrução (CEI).

Participaram da abertura, junto com os instrutores e alunos, os secretários municipais de Segurança de Maceió, coronel Ivon Berto, e de José de Freitas/PI, Francisco Borges dos Santos
Participaram da abertura, junto com os instrutores e alunos, os secretários municipais de Segurança de Maceió, coronel Ivon Berto, e de José de Freitas/PI, Francisco Borges dos Santos

Além dos agentes de Maceió, fazem parte da turma 11 alunos que vieram do município de José de Freitas, localizado a 53 km de Teresina, capital do Estado do Piauí e a 1.260 km de Maceió. O secretário municipal de Segurança Pública daquele município, Francisco Borges dos Santos, informou que esses alunos foram aprovados em concurso público para a Guarda Municipal em sua cidade de origem. “Após a conclusão do curso e com o certificado em mãos, eles serão nomeados. Analisamos os cursos de formação que estavam sendo oferecidos no momento, bem como o currículo dos instrutores e estamos muito satisfeitos com essa escolha”, afirmou.

Para o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, a formação continuada dos agentes possibilita à população sentir-se mais segura por ter uma Guarda Municipal mais preparada e pronta para atender às demandas da sociedade. “Esse é um momento histórico porque, pela primeira vez, estamos recebendo e formando guardas municipais de outros estados do Brasil. Nossa preocupação foi a de oferecer um curso para atender o que preceitua a Senasp. É uma preparação para que o agente tenha o conhecimento padronizado e possa atuar com suas atividades em qualquer local do nosso país”, destacou.

O currículo do curso está de acordo com o programa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e prossegue até o dia 20 de dezembro. Instrutores qualificados na área de segurança pública vão ministrar 466 horas-aula, entre conteúdos teóricos e práticos, tais como: Papel da Guarda Municipal e a Gestão Integrada da Segurança Pública em Nível Municipal; Apropriação do Espaço Público; Estrutura e Conjuntura para a Prática da Cidadania; Comunicação e Gerenciamento da Informação; e Relações e Condições de Trabalho nas Guardas Municipais.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯