23 Junho 2022 - 08:47

Profissionais do PAM Salgadinho participam de treinamento sobre parada cardiorrespiratória

Ascom SMS
Profissionais da Saúde são orientados sobre atendimento à parada cardiorrespiratória

Os profissionais de saúde e colaboradores administrativos do PAM Salgadinho participaram, nesta quarta-feira (22), do treinamento ‘Suporte Básico de Vida’. A capacitação foi uma iniciativa da Coordenação Geral de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde e teve o objetivo de orientar sobre as condutas que contribuem para o atendimento à Parada Cardiorrespiratória (PCR). A atividade ocorreu no Bloco L da unidade de atendimento especializado em média complexidade de Maceió.

O momento foi conduzido pelo enfermeiro e socorrista do Suporte Avançado do Samu Alagoas, Heubert Guimarães, que apresentou, de forma teórica e prática, os procedimentos corretos em caso de parada cardiorrespiratória. Após a simulação de atendimento à vítima de PCR, os profissionais também aplicaram as técnicas e conhecimentos para a reanimação cardiopulmonar.

“O treinamento possibilita o conhecimento necessário para agir nas principais causas de óbito em adultos no mundo, que são doenças cardiovasculares. Numa parada cardiorrespiratória, tempo é vida. Cada minuto sem reanimação há uma diminuição de 10% de chance da vítima ou paciente se recuperar. Após 4 minutos de PCR sem assistência, já existe morte celular em órgãos nobres. Por isso, é importante que todas as pessoas sejam orientadas para que realizem os procedimentos de reanimação cardiopulmonar de maneira adequada, até a chegada dos profissionais do Samu”, explica o socorrista.

A Diretora do PAM Salgadinho, Marcella Holanda, diz que o treinamento possibilitou mais conhecimento aos profissionais da unidade sobre como agir no atendimento à PCR e reduzir complicações à saúde da vítima.

“É muito importante que todos nós saibamos as condutas essenciais para prestar os primeiros atendimentos a quem está sofrendo uma parada cardiorrespiratória. Realizando os procedimentos de forma correta, podemos minimizar agravos e, consequentemente, salvar vidas. Por isso, foi com muita alegria que fizemos esse momento para os nossos profissionais, a fim de transmitir esse conhecimento”, afirma.

“Independente do local, muitas vezes, acabamos perdendo vidas por causa da falta de treinamento e conhecimento para essas situações. É importante estarmos buscando diariamente mais informações e reciclando nosso conhecimento”, relata Fyllipe Almeida, participante do treinamento e coordenador do Centro de Especialidades Eliane Machado e do Bloco M do PAM Salgadinho.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯