23 Julho 2019 - 16:01

INSS vai fazer obra para impedir acesso a prédio depredado no centro de Maceió

Divulgação
Prédio do antigo INSS fica na Praça Palmares, no centro de Maceió

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai fechar com alvenaria o acesso ao antigo prédio na Praça dos Palmares, no centro de Maceió. No antigo prédio, funcionava a agência da Previdência Social Ary Pitombo, que atualmente opera no bairro Mangabeiras, próximo ao viaduto João Lyra. A previsão do INSS é que as obras comecem ainda nesta semana.

Em entrevista ao AL2 nesta segunda-feira (22), o chefe de comunicação do INSS, Marcelo Barbosa Lima, falou sobre a decisão de lacrar o acesso ao prédio.

"Vamos fechar para evitar que as pessoas acessem, danificando mais ainda e até arriscando suas vidas e as vidas de todos que passam naquele local", disse Marcelo Barbosa.

No imóvel, também foi registrado princípio de incêndio recentemente.

O prédio, que está desocupado desde a transferência da agência da Previdência Social, vem sendo depredado por vândalos nas últimas semanas. O imóvel tem 4.999m² e iria para leilão na quarta (17), mas o processo foi suspenso.

"Ele foi cancelado por motivos de condições legais. Estamos aguardando uma nova data. Foi colocado para a praça , mas teve que ser cancelado por motivos de força maior. Vamos aguardar até então um novo momento para ser feita uma nova oferta desse prédio para ser vendido!, explicou o chefe de comunicação do INSS.

O edifício Ary Pitombo foi interditado por problemas na estrutura e por não apresentar segurança para os funcionários.

A vizinha está preocupada com a situação do prédio e com furtos. De um consultório de dentista vizinho foram furtados um frigobar, um ar condicionado e material de trabalho. Uma sala vizinha ao prédio da antiga agência da Previdência Social também foi alvo de criminosos.

A Prefeitura de Maceió diz que a responsabilidade pela proteção do proprietário e que o INSS já foi notificado duas vezes por causa do abandono.

"Nós já notificamos em nossas ações diárias de fiscalização. É um imóvel que está em situação de abandono, mas que a autarquia é a grande responsável, como proprietário, pela manutenção de cada imóvel. Até mesmo porque um imóvel desse fechado pode causar, inclusive, problemas de saúde para a população, como a questão da dengue, pela proliferação do mosquito da dengue", disse a diretora de fiscalização do uso do solo da Sedet, Rosângela Azevedo.

por Portal G1

Comentários comentar agora ❯