23 Julho 2019 - 19:37

Prefeitura avança com o projeto “Maceió: Cidade Inteligente”

A Prefeitura de Maceió, em parceria com o Sebrae, realiza nesta quinta-feira (25), às 15h, em Jaraguá, uma reunião para discutir o projeto “Maceió: cidade inteligente”. Na ocasião, será feita a entrega formal ao Prefeito Rui Palmeira e ao Superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, do material base para o desenvolvimento do conceito de Cidade Humana, Inteligente, Sustentável e Criativa, contendo o resultado do levantamento que identifica as potencialidades de Maceió e apresenta um plano de ação à curto prazo para a cidade.

Para a secretária-adjunta de Cidades Inteligentes, Fernanda Cortez, este é um passo importante para a construção de uma cidade inteligente. “Esta reunião vai marcar a entrega do material base. A partir daí nosso foco será na aplicação dos trabalhos com as secretarias municipais e parceiros externos (universidades, mercado e sociedade). É um projeto sobretudo de montagem de uma rede de colaboração”, afirma. “Essa rede básica já está montada, em especial com as universidades parceiras. Agora estamos trabalhando com o setor privado.

Fernanda Cortez diz ainda que um dos focos do projeto é a melhoria da interação e da colaboração com a sociedade. “O primeiro projeto em parceria é com o Cesmac, na aplicação de um projeto piloto para um ‘Urban living LAB’ (laboratório de vivências urbanas). Um novo conceito a ser aplicado em Maceió”, afirmou.

Uma cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora tecnologias da informação e comunicação na gestão do desenvolvimento, e utiliza esses elementos como ferramentas que estimulam a formação de um governo eficiente, que engloba o planejamento colaborativo e a participação cidadã.

No ano passado, uma pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Teleco apontou Maceió como a 2ª capital do Nordeste com maior oferta de serviços inteligentes ao cidadão, à frente de cidades como Recife e Salvador. Maceió pontuou com avanços como matrícula online, coleta seletiva, uso de aplicativos com serviços de transporte público, horários dos ônibus e bilhetagem eletrônica, além do uso de serviços online como emissão de licenças, certidões e boletos de tributos. Foram pesquisados os 100 maiores municípios brasileiros.

A Prefeitura firmou ainda um compromisso público por meio da adesão oficial à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, tendo como parceiros instituições de ensino superior, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e o Conselho de Inovação da Comissão Européia.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯