24 Fevereiro 2021 - 20:43

Ouvidorias de serviços contratualizados têm atuação avaliada pela SMS

Reunidas de forma presencial pela primeira vez após quase um ano de pandemia, as representantes das ouvidorias da APAE e APAE Audiovisual, Pestalozzi, Adefal, AAPPE e Centro de Atendimento Especializado Crescer compartilharam, no encontro coordenado pela ouvidora do SUS em Maceió, Josiene Moreira, as estratégias que adotaram para manter a continuidade e qualidade dos serviços e a atenção ao usuário durante todo esse período de restrições no atendimento.

Entre as iniciativas colocadas em prática para assegurar – mesmo que à distância – a continuidade dos serviços à população e o acompanhamento dos pacientes, ouvidores e técnicos listaram ações como o teleatendimento e a orientação de atividades para serem realizadas no próprio ambiente residencial, reforçando o vínculo serviço/paciente/família e mantendo a credibilidade do atendimento realizado pelos estabelecimentos.

“Toda a rede de saúde precisou se adaptar às restrições da pandemia para manter o atendimento. E as ouvidorias, que são espaços de mediação entre o usuário e a gestão, também se reinventaram. Adotaram novas ferramentas para manter o acolhimento das demandas e a participação da sociedade através do exercício do controle social, que refletem diretamente na melhoria da qualidade e eficiência dos serviços contratualizados pelo SUS, Aprendemos muito e só temos motivos a comemorar”, afirma a ouvidora Josiene Moreira.

A Ouvidoria do SUS em Maceió funciona no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Dias Cabral, 569, Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone (82) 3312-5441 ou através dos e-mails ouvidoriasaude@bol.com.br e ouvidoria@sms.maceio.al.gov.br .

por Secom - Maceió

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