24 Maio 2017 - 17:58

CCZ vacina cães e gatos contra a raiva neste sábado (27)

Com a meta de garantir a imunização de 80% da população canina e felina da capital alagoana – que corresponde a um total de 145.902 animais – interrompendo a transmissão da raiva nesse público alvo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove, no próximo sábado (27), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina.

No Dia D da campanha, serão disponibilizados, das 8h às 17h, 119 postos de vacinação – fixos e volantes – no município de Maceió. Os postos de vacinação estarão distribuídos em unidades de saúde, escolas, associações, praças, mini pronto socorros e centros comunitários, facilitando o acesso para que os donos de animais possam garantir a imunização contra a doença.

“Teremos mais de 500 vacinadores mobilizados na campanha, com o objetivo de imunizar o maior número de animais. Trabalhamos com a meta de 80%, mas pretendemos atingir a população total de 98 mil cães e 47 mil gatos no município”, afirma o coordenador geral do CCZ de Maceió, Samy Barros.

A Campanha Antirrábica também contará com uma etapa rural, no período de 29 de maio a 2 de junho, com equipes de agentes de endemias visitando residências e pequenas propriedades rurais em localidades mais distantes e de difícil acesso.

O coordenador lembra aos donos dos animais ainda que cães e gatos só podem ser vacinados a partir de 90 dias de nascidos e a imunização é contraindicada em animais com sinais de doença sistêmica (sarna generalizada, vômito, diarreia e caquexia), que tenham tido febre nas 24 horas antecedentes à aplicação da antirrábica ou fêmeas em período de gestação.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. O cão é o principal hospedeiro do ciclo urbano e a relação de proximidade com o homem evidencia a condição de zoonose da doença.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯