25 Maio 2022 - 05:00

Apala oferta capacitação sobre Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil

Apala
A capacitação será de 8 a 15 de junho

A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), instituição que presta serviços para crianças e adolescentes com câncer e adultos com leucemia, promove nos dias 8 e 15 de junho, de forma gratuita, a primeira turma da Capacitação sobre Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil do ano de 2022.

A capacitação é parte integrante do Projeto “Quanto Mais Cedo, Melhor!” e é realizada em parceria com o Instituto Ronald McDonald.

Na edição deste ano de 2022, a atividade será ofertada para estudantes de graduação de qualquer período dos cursos de Medicina e Enfermagem, e também para residentes na especialização em Pediatria.

O objetivo da iniciativa é fazer com que os estudantes e profissionais da área de saúde possam suspeitar e identificar mais precocemente os sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, realizando um encaminhamento mais ágil aos serviços especializados. Com isto, busca-se reduzir o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico da doença, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes, que pode chegar a 80% de chances de cura.

Nesta turma serão ofertadas 60 vagas, e acontecerá no horário das 19h às 22h. A capacitação será em formato online, através de plataforma do Zoom, sendo disponibilizado certificado de participação para aqueles que atingirem a carga horária mínima. Para efetuar a inscrição o aluno deverá preencher seus dados através do link

Desde sua implantação o Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil capacitou mais de 26.000 profissionais da Atenção Básica de Saúde, 703 estudantes e 39 residentes, em 204 municípios de 14 Estados, alcançando a cobertura de cerca de 10.962.699 crianças e adolescentes.

A APALA participa do Programa desde a sua fase piloto e, em Alagoas, já capacitou mais de 3.277 profissionais e 97 acadêmicos de Medicina e Enfermagem e Residentes em Pediatria até o ano de 2021.

Para mais informações, entrar em contato com a Apala, através da coordenação técnica do projeto: (82) 9999-1221 e pelo e-mail projetos@apala.org.br . 

por Apala

Comentários comentar agora ❯