24 Outubro 2023 - 17:54

Plano Municipal de Saúde da capital passa por revisão técnica

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, na manhã desta terça-feira (24), uma reunião de alinhamento sobre o Plano Municipal de Saúde (PMS). O encontro, que aconteceu na Diretoria de Vigilância em Saúde, localizada no Jaraguá, contou com a participação de diretorias e de diversas coordenações da pasta.

A atividade - que terá continuidade com os demais setores do corpo técnico da Secretaria - tem o objetivo de revisar e aprimorar os instrumentos de planejamento, para melhorar as políticas públicas de saúde na capital. Dessa forma, foram discutidas possíveis soluções e o trabalho colaborativo da secretaria, a fim de que as ações possam ser, cada vez mais, adequadas à necessidade da população.

A superintendente de Governança e Gestão Interna da SMS, Karine Farias, participou da reunião e evidenciou a necessidade de acompanhar a revisão do plano suas e metas, a fim de manter uma comunicação assertiva e evidenciar melhorias para a saúde de Maceió.

“É muito importante nós, como gestão, acompanharmos e revisarmos juntos as metas e diretrizes do Plano Municipal de Saúde para, dessa forma, cumprirmos com qualidade o que foi planejado para esses quatro anos de trabalho. Estou aqui representando as demais superintendências e o secretário Luiz Romero para que possamos realizar a revisão dessas metas e contribuir com uma prestação de serviços de qualidade na saúde de Maceió”, destacou.

A oficina de alinhamento e revisão do PMS visa atualizar e preparar toda a gestão sobre políticas em saúde, suas diretrizes, critérios de atuação e metas a serem alcançadas a partir da realidade do Município, com os desafios que se apresentam. Um dos destaques foi a universalidade e efetividade do trabalho colaborativo em prol da saúde como um todo.

A diretora-geral de Planejamento da SMS, Sônia Moura, reforçou o trabalho colaborativo, diretrizes e adaptação de metas, para um serviço adequado à realidade municipal.

“Não podemos mudar a diretriz, mas sim algumas metas. A sistematização da proposta é essencial para que, de forma minuciosa, possamos trabalhar de modo a adaptar à realidade e necessidade da saúde da população, isso na vertente municipal. Essa revisão e atualização se faz necessária, pois as especialidades e diretrizes de diversas áreas técnicas passam por alterações e possuem diferenças, desse modo, esse olhar de atualização acaba por aprimorar a qualidade dos serviços, tornando-se importante para o acompanhamento e conhecimento de todas as áreas, de forma integrada”, enfatizou.

De acordo com a coordenadora-geral de Planejamento em Saúde da SMS, Vânia Barros, o plano passa por revisão no que está estabelecido para aprimorar os instrumentos de planejamento em 2024 e 2025 e tentar melhorar a política de saúde. Segundo ela, essa medida reflete, consequentemente, na prestação de contas no relatório de gestão, instrumento que possibilita um retorno se o Município avançou ou não nas metas estabelecidas, para a melhoria das condições de saúde da população.

“Seguimos critérios e diretrizes para atingir metas na saúde, devemos nos adaptar de forma legal e adequada. Tudo visando à necessidade da saúde pública. Nosso objetivo maior é melhorar a situação de saúde das pessoas e é exatamente isso que estamos discutindo, se estamos caminhando nessa direção de melhoria”, concluiu Vania Barros.

A oficina preparatória iniciou na manhã desta terça-feira (24), com representantes da gestão, a fim de gerar integralização e atualização dos processos. Amanhã, membros da Atenção Especializada passam a integrar o grupo, para esclarecimentos. Seguem com alinhamentos à Atenção Primária, no dia 26 de outubro. Já no dia 27 de outubro, as áreas da Vigilância fecham o ciclo de revisão do Plano Municipal de Saúde.  

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯