26 Novembro 2019 - 08:53

Semana do Bebê: SMS promove curso sobre aleitamento materno

Secom - Maceió
Orientação segue as diretrizes gerais da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos

Integrando a programação da 5ª Semana do Bebê, que tem como tema Alimentação Saudável na Infância: benefícios para toda a vida, a Coordenação de Alimentação e Nutrição e a Coordenação de Saúde da Criança da SMS promoveram nesta segunda-feira (25) um curso sobre manejo, aconselhamento e amamentação. A orientação segue as diretrizes gerais da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). O encontro aconteceu no auditório da SMS.

A coordenadora de Alimentação e Nutrição da SMS, Ingrid Negreiros, destaca que o objetivo do curso é incentivar a amamentação. “Hoje estamos trabalhando com as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), com a presença de enfermeiros e nutricionistas, para que eles saibam o manejo na hora de amamentar e conheçam as normas sobre esses produtos voltados para a 1ª infância, de forma que saibam intervir e aconselhar, quando necessário, em suas atividades junto à comunidade”.

Os profissionais começaram a manhã participando de uma dinâmica onde foram realizados estudos de caso em grupo, para que, a partir de cada caso, os profissionais apontassem que condutas eram legais ou ilegais e as providências que deveriam ser tomadas, de acordo com a NBCAL.

Maely Nunes, apoiadora técnica da Coordenação de Alimentação e Nutrição da SMS, explica como funciona a norma. “A NBCAL diz respeito a tudo que venha prejudicar o aleitamento materno junto às crianças da 1ª infância (até os 3 anos de idade). Então essa norma regula a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados à recém-nascidos e crianças de até 3 anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras. Seu objetivo é assegurar o uso apropriado desses produtos de forma que não interfiram na prática do aleitamento materno”, explica.

“A aplicação da NBCAL é feita em conjunto com a Vigilância Sanitária, seja do município, do estado ou com a Anvisa, que fiscaliza essas infrações. Por exemplo, propaganda de chupeta, mamadeira, protetor de mamilo e fórmula infantil para lactantes não pode ser feita em farmácias, supermercados e lojas de produtos para bebês. O não cumprimento da NBCAL ocasiona multas, inutilização do produto, interdição do local, suspensão da venda do produto, proibição de propaganda, entre outros”, complementa Maely Nunes.

Manejo e amamentação

A médica pediatra Andréa Pinheiro, representante do banco de leite da Maternidade Santa Mônica, também participou do curso e deu orientações sobre como os profissionais de saúde podem atuar no manejo a amamentação com as mães. “Na primeira mamada, os profissionais devem deixar que o bebê e a mãe se conheçam, que tenham contato íntimo com a pele, mas se depois de meia hora de contato o bebê não pegar o peito, sugerimos que esse profissional estimule esse reflexo da busca, tocando a boca do bebê com o mamilo e verificando sempre com atenção o ciclo de sucção/deglutição e a posição do bebê. Além disso, eles devem aconselhar as mães sobre práticas que podem causar problemas”, destacou.

5ª Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que acontece em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Tem como objetivo fortalecer as ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯