27 Fevereiro 2021 - 21:43

Profissionais da Saúde são capacitados sobre instrumentos de apoio a famílias

Buscando capacitar profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que atuam nos 6º e 7º Distritos Sanitários da capital – que abrange os bairros da parte alta da cidade -, foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da SMS (Centro), uma oficina com o tema “Instrumentos para apoio matricial”.

Berto Gonçalo, responsável técnico pelo Nasf, explica os objetivos do encontro. “Essa oficina faz parte das ações de educação continuada que realizamos com esses profissionais e hoje vamos capacitá-los para o uso de ferramentas importantes para o acompanhamento sistemático dos usuários pelas equipes de saúde. É preciso destacar que essa oficina também aborda a questão do matriciamento das equipes, que na prática significa que duas ou mais equipes realizam um processo de construção compartilhada e criam uma proposta de intervenção terapêutica”, explica.

Entre as ferramentas trabalhadas juntos aos profissionais durante a oficina estão o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que articula ações resultantes de discussões entre equipe, sujeito e família e traz propostas de condutas terapêuticas a partir disso; o Genograma, que o desenho gráfico da vida familiar; o Ecomapa, que é a avaliação da anatomia da família que busca identificar também redes de apoio social e familiar; consulta compartilhada e interconsulta.

“Sobre o PTS, é necessário destacar que ele já está na unidade e que é o prontuário do usuário. É ali que está todo o seu histórico de vida e hoje os profissionais estão buscando justamente aprimorar aquilo que já existe para chegar a um resultado melhor para a reabilitação daquele usuário. Isso passa pelo cuidado compartilhado entre as equipes de saúde e com foco na Estratégia em Saúde da Família, que onde ocorre a integração entre equipes e comunidade”, destaca Berto Gonçalo, psicólogo e responsável técnico pelo Nasf. A construção do PTS também é realizado em parceria com a Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) dentro dos Centros de Atenção Psicossocial.

A capacitação foi facilitada por Júlia Honório, terapeuta ocupacional da Equipe 3 do Nasf, e contou com o suporte das apoiadoras institucionais Kelly Luz, que são assistentes sociais, e da psicóloga Sandra Barros. Estiveram presentes na capacitação profissionais de Terapia Ocupacional, Educação Física, Assistência Social, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia e Nutrição que fazem parte das equipes 2 e 3 do Nasf.

por Secom - Maceió

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.