27 Julho 2017 - 20:41

Fiscais flagram descarte irregular de resíduos no PAM Salgadinho

Uma equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve, na manhã dessa quarta-feira (27), na unidade hospitalar PAM Salgadinho e flagrou duas irregularidades: falta de licença ambiental e disposição inadequada de resíduos da área de saúde. Foram aplicadas duas autuações para a Secretaria Municipal de Saúde.

O problema foi denunciado por pessoas que freqüentam o local, que não concordavam com a situação, mas que temiam denunciar. Os fiscais do IMA estiveram no local e se surpreenderam, não apenas pela falta de licença para funcionamento, considerando que se trata de um serviço fundamental para atendimento da população.

Segundo Pollyana Gomes, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, o que mais chamou a atenção foi a forma como estavam sendo armazenados diversos tipos de resíduos infectantes. Isso porque, no local foram encontrados líquidos fixadores de raio x, restos de seringas, lâmpadas florescentes, roupas, entre outros, misturado a lama e muita sujeira. Além disso, havia uma área em que lixo estava sendo queimado dentro da unidade.

Ela disse ainda que “a equipe solicitou que seja dada a destinação ambientalmente adequada para todo tipo de resíduo encontrado no local, inclusive as lâmpadas florescentes”, disse. Para isso foi dado prazo de 48 horas. “Nos próximos dias a nossa equipe vai retornar e verificar a situação, caso seja constado que o problema permanece poderemos interditar a área de resíduos do hospital”, disse.

Os autos foram emitidos no momento da fiscalização e a Secretaria Municipal de Saúde tem o prazo de 20 dias para apresentar a defesa.

por Ascom IMA

Comentários comentar agora ❯