09 Fevereiro 2019 - 10:27

Parque Nacional do Itatiaia investe em serviços de apoio ao turista

O Parque Nacional do Itatiaia, localizado entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, ganhou mais um parceiro ao firmar contrato com a empresa Hope Recursos Humanos para operar os serviços de atendimento aos visitantes.

A assinatura do contrato entre a empresa e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que administra o parque, ocorreu no Centro de Visitantes, no município de Itatiaia (RJ), com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A expectativa do ministro é aumentar o turismo no parque. “Assinamos hoje o contrato para estimular o ecoturismo e a preservação da biodiversidade. Estamos dando andamento à determinação do presidente Jair Bolsonaro de preservar o meio ambiente gerando renda e desenvolvimento”.

Segundo ele, a população em geral precisa visitar as unidades de conservação. “Quem visita cuida, valoriza a conservação e abre espaço para que as próximas gerações também se dediquem à preservação, ao ecoturismo”, afirmou Salles.

Conforme o contrato, a concessionária deverá investir R$ 17 milhões durante 25 anos na infraestrutura e na operação de serviços no parque para receber visitantes, como venda de ingressos, estacionamento, praça de alimentação, souvenir, hospedagem e atividades de turismo de aventura na natureza.

Com 28 mil hectares que se estendem pela Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas e é o mais antigo do Brasil. Mesmo com o contrato de concessão de serviços, o parque continua sob controle estatal, tanto territorial como administrativo, já que não se trata de privatização.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯