11 Outubro 2018 - 10:39

IMA/AL recomenda saída de embarcação para evitar contaminação de recifes

Assessoria

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) encaminhou para a administração do Porto de Maceió um manifesto técnico que pede e saída imediata de uma embarcação que está atracada no local. A medida foi tomada como uma ação profilática para evitar danos aos recifes da costa alagoana por uma possível contaminação do chamado coral-sol (Tubastreae).

Segundo o coordenador de Gerenciamento Costeiro do órgão, Ricardo César, a embarcação atracou no dia 16 de setembro. Foram realizados dois mergulhos, um no dia 21 e o outro no dia 29 de setembro, por biólogos do Instituto e um professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Carlos Sampaio.

A equipe coletou amostras para verificar se havia a bioincrustação de espécies do coral-sol.

Isso porque, “a embarcação estava atracada junto às plataformas de exploração de gás em Sergipe onde todas estão incrustadas em seus cascos com essas espécies. Nos mergulhos foi possível verificar a presença de diversos organismos marinhos, mas não o coral-sol”, comenta Ricardo César.

Entretanto, o coordenador alerta que é muito alto o risco de haver pólipos e isso é uma ameaça direta para a biodiversidade da costa alagoana. Devido a quantidade de recifes e a agressividade com que o coral-sol se multiplica.

O documento foi encaminhado à administração do Porto de Maceió na última sexta-feira, dia 05 de outubro, que repassou para a Capitânia dos Portos. A equipe do IMA/AL aguarda o posicionamento e as providências necessárias.
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯