13 Maio 2022 - 08:39

Prefeitura de Maceió e parceiros realizam mutirão de limpeza na praia de Jacarecica neste sábado (14)

Ascom Sudes
Prefeitura de Maceió e parceiros realizam mutirão de limpeza na praia de Jacarecica neste sábado (14)

No próximo sábado (14), a Prefeitura de Maceió participará de um mutirão de limpeza na praia de Jacarecica. A ação, que se inicia as 8h, é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente por meio do Projeto TerraMar, em parceria com Associação Brasileira das Indústrias de Vidro e a organização Coletivo Praia Limpa. Além deles, o Governo do Estado de Alagoas e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) integram esforços para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

O mutirão tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades.

Os participantes da atividade, incluindo os servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e as quatro cooperativas parceiras da Prefeitura, Cooplum, Coopvila, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, irão coletar resíduos encontrados na faixa de areia e restinga da praia.

Após a coleta, será feita a triagem do material recolhido e os dados obtidos serão registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com a diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, o trabalho é de suma importância para a preservação do meio ambiente.

"Será uma atividade que irá demonstrar o quão ofensivo ao meio ambiente pode ser o cidadão. Mas queremos que esse trabalho chame a atenção dos banhistas, turistas e comerciantes do local para a necessidade da preservação de nossas praias e do meio ambiente em geral", disse.

A programação da atividade vai ser iniciada com a organização dos voluntários já pré-cadastrados e alongamento. Logo após, serão repassadas orientações aos participantes sobre a utilização de Equipamentos de Proteção Individuais, conhecidos como EPIs e o recolhimento de resíduos. Além disso, haverá oficina de ecobags, bolsas retornáveis.

As informações geradas na ação de limpeza permitem avaliar e monitorar os tipos de materiais encontrados e identificar suas possíveis fontes e origens, de forma a orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

Os resíduos descartáveis serão destinados à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano (Cooplum) e, o restante, ao Aterro Sanitário de Maceió.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯