14 Maio 2022 - 18:15

Ibama estreita laços com Centro de Operações Espaciais da Aeronáutica

Reprodução
Instituto terá acesso às imagens produzidas por satélites brasileiros

Brasília (13/05/2022) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) esteve, no início deste mês, no Centro de Operações Espaciais da Aeronáutica (Cope), na capital federal, com o objetivo de viabilizar um acordo de cooperação onde haja interação das agendas das entidades, compartilhando-se temas de interesse mútuo.

Em visita guiada, o Instituto conheceu as atividades operacionais e de inteligência do Cope. Os servidores visitaram as instalações do Centro: um conjunto de edificações composto para operar e monitorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), com disponibilidade para atender diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita.

Nesse contexto, o maior beneficio ao Ibama será a disponibilização, por meio do projeto do Cope-P da Telebrás/Ministério da Defesa, de imagens de satélite - genuinamente brasileiras e que são geradas pelo sistema de sensoriamento remoto. Tal iniciativa auxiliará na luta a favor da preservação ambiental: “Essa cooperação trará benefícios complementares às agendas existentes no Instituto.”, disse Ana Beatriz de Oliveira, Chefe da Divisão de Captação de Recursos e Projetos Especiais (DCPE/Cplan/Diplan).

Além do uso de imagens orbitais, a Aeronáutica apoiará o Instituto em diversas temáticas, tais como no transporte em operações, em aquisições e uso compartilhado de meios aéreos, sistemas embarcados de estrutura e logística aeroportuária, na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e na elaboração de projetos básicos de obras necessárias ao Ibama - dentre outros.

O sistema apresentado pela Telebrás possui certificação Tier IV e foi desenvolvido em Building Information Modelling (BIM), tecnologia pioneira no setor público nacional. A partir de agora, novas tratativas serão impulsionadas para a celebração de um Acordo de Cooperação que integre os interesses do Ibama e do Comando da Aeronáutica, valorizando-se o programa espacial brasileiro em conjunto com o Instituto.

por IBAMA

Comentários comentar agora ❯