17 Junho 2010 - 07:15

IMA, Semarh e BPA fazem operação no Baixo São Francisco

Assessoria
Entre as ações da Operação São Francisco, esteve o monitoramento das águas do Velho Chico

Para encerrar as ações alusivas ao mês do meio ambiente, uma força-tarefa de educação e sensibilização ambiental foi montada e está sendo desencadeada pelos órgãos ambientais de Alagoas. Instituto do Meio ambiente (IMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), uniram forças e montaram uma operação que percorrerá, entre os dias 16 até a próxima sexta-feira (18), toda a região que margeia o Velho Chico.

Durante os três dias, Penedo, Pão de Açúcar e Delmiro Gouveia receberão equipes dos órgãos que desenvolverão uma série de atividades voltadas para a educação ambiental das comunidades. “Junho é um mês especial para nós, já que é a época do ano em que as atenções da população estão mais voltadas para as questões ambientais. Por isso, com o encerramento do mês do Meio Ambiente, resolvemos fazer esta operação que tem o objetivo de orientar, de sensibilizar as pessoas. Será a oportunidade de conversar com os pescadores, com as pessoas que vivem e tiram seu sustento do rio”, explicou o diretor-presidente do IMA Adriano Augusto de Araújo Jorge.

Segundo o tenente-coronel Maxuell Santos, apesar de a região do Baixo São Francisco não ser uma das mais problemáticas, no que se refere a devastação ambiental, algumas denúncias, dão conta da prática de pesca predatória. “As próprias colônias de pescadores fazem a denúncia. E sabemos que, muitas vezes, eles utilizam apetrechos proibidos por puro desconhecimento do que é ou não legal. Por isso essa ação tem o objetivo de orientação, educação”, afirmou o comandante do BPA.

Durante o primeiro dia de ações, as equipes do BPA, do IMA e da Semarh realizaram coleta de águas de alguns trechos do São Francisco, fizeram a fiscalização da exploração turística da Foz do rio. Durante a tarde, equipes de Educação Ambiental do IMA juntaram cerca de 160 alunos da Escola Municipal Douglas Apratto, de Penedo, na gincana ambiental e numa oficina de reciclados. “Este é o tipo de ação que funciona verdadeiramente. Incutimos noções de preservação e conservação ao meio ambiente durante brincadeiras. Esta linguagem tem resposta imediata e faz com que as crianças se transformem em multiplicadores das ações ambientais”, disse o secretário de Meio Ambiente Alex Gama.

Durante uma reunião com os gestores da Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba, o secretário anunciou o aporte de R$ 2,3 milhões para investimentos na região preservada, de acordo com as carências a serem eleitas pelo Conselho de Municipal de Meio Ambiente. Entre eles o aumento da vigilância no Memorial da Marituba do Peixe .

À noite, outra série de ações uniu a comunidade com os órgãos ambientais através de palestras educativas e ações culturais, realizadas pelo Grupo Caçuá.
 

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.