17 Fevereiro 2020 - 22:13

Antropólogo é detido ao tentar impedir fiscalização em terra indígena no Pará

Um antropólogo foi detido neste domingo (16) depois de se recusar a deixar a área de uma terra indígena no Pará. Um vídeo gravado por Edwad Luz e divulgado em redes sociais mostra o momento em que ele é advertido por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) dentro da Terra Indígena Ituna-Itatá, cujos limites abrangem áreas dos municípios de Altamira e Senador José Porfírio.

Após se recusar a deixar o local, sob ordens de dois agentes dos Ibama, um dos fiscais afirma que, se Edward Luz não se retirar da área, será preso. Edward Luz pede que o agente mostre a ordem de prisão, ao que o agente responde "trata-se de um flagrante de delito". Edward Luz rebate dizendo que o agente é servidor do Ibama e, por isso, não teria esse poder - "peço desculpas", finaliza. Em seguida, o agente responde: "Então tá. O senhor está preso", e a gravação é cortada de forma brusca.
Antes de ser detido, Edward Luz alegou estar no local para cumprir um acordo firmado entre o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o Ministério Publico Federal (MPF) contra destruição de "patrimônio de população em situação de fragilidade".

Segundo Luz, ele foi procurar o chefe da fiscalização, "na melhor das boas intenções", para alertar que agentes não poderiam fazer a fiscalização lá, parada "por ordem ministerial", segundo ele. Edward Luz afirma que os fiscais estavam desobedecendo Salles.

Nesta segunda-feira (17), o ministro Ricardo Salles disse à TV Globo que não conhece o antropólogo, e que o viu pela primeira vez na semana passada, num encontro com representantes do MPF e políticos locais no qual foi firmado um acordo sobre as fiscalizações na região

por Portal G1

Comentários comentar agora ❯