18 Julho 2017 - 15:41

Vazão do Velho Chico será reduzida para 550 metros cúbicos no Baixo São Francisco

Ilustração
A ANA argumenta que a medida foi tomada devido às condições hidrológicas desfavoráveis

A vazão do rio São Francisco será reduzida imediatamente na região do Baixo, até o dia 30 de novembro. A decisão, tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Águas (ANA), está publicada na edição desta terça-feira (18 de julho) do Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o texto oficial, deverá ser aplicada uma vazão média diária de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) e instantânea, de até 523 m³/s.

A medida determina que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela regulação dos reservatórios de Sobradinho, na Bahia e de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, deverá apresentar relatório com descrição dos resultados observados, num prazo máximo de dez dias.

A ANA argumenta que a medida foi tomada devido às condições hidrológicas desfavoráveis, registradas na bacia do São Francisco. A cada semana, a agência federal realiza reunião para analisar os efeitos da estiagem que atinge a bacia desde 2013. Ontem, durante a reunião, a informação era a de que a autorização para reduzir a defluência estava pendente de autorização por parte do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na reunião, realizada em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os estados da bacia, houve o relato de dificuldade na captação de água na região do Baixo São Francisco. Técnicos da Petrobras comunicaram a dificuldade devido ao alto teor de salinidade registrada na foz do chamado rio da integração nacional.

Ainda durante a reunião, os técnicos do setor elétrico explicaram que a vazão reduzida também objetiva evitar que os reservatórios de Sobradinho e Xingó cheguem ao chamado volume morto. A ANA argumenta na decisão publicada no Diário Oficial que a medida visa garantir os usos múltiplos da bacia.

por Redação com Ascom/CBHSF

Comentários comentar agora ❯

  • Magno Mas Lula-Molusgo, vulgo o "Condenado", não pode tudo, inclusive gastar bilhões pra transpor o Rio São Francisco, e não foi ele que transformou o Nordeste, o Brasil, o mundo e o universo no paraíso o onde morava a felicidade... Então ele pode reverter isso, mandando chuva e água... oremos.
  • jadson Tudo o que se precisa é que o rio passe por uma limpeza em todo seu leito,haja vista aquelas ilhas que estão se formando aqui no porto da balsa e defronte a Passagem.Essas ações que vem aqui em Penedo somente levar um covo,uma rede,um barco,enquanto outras ações deveriam estar sendo tomadas:
  • jadson Como foi falado a situação do VELHO CHICO nada tem a ver com LULA pois as águas que estão sendo levadas se perderiam ao se encontrar com o mar.Se a transposição fosse a responsável pela situação do RIO DA UNIDADE NACIONAL,não se teria tantos canais levando água pelos estados aí a fora,Alagoas.......