19 Junho 2018 - 19:31

Missão de Arranque do Projeto atuará em três biomas

om o objetivo de promover a conservação da biodiversidade da Caatinga, Pampa e do Pantanal, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou a Missão de Arranque do Projeto GEF-Terrestre. Essa etapa tem por objetivo apresentar aos parceiros os objetivos, o conteúdo técnico e os resultados esperados do projeto.

A coordenadora de Fomento ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação do MMA, Mariana Pereira, explicou que a ideia é nivelar normas e procedimentos entre o BID (agência implementadora), o Funbio (agência executora) e o MMA (coordenador do projeto) para elaborar ferramentas de gestão que subsidiarão a construção do Plano de Execução Plurianual (PEP) e do Plano Operacional Anual (POA).

O programa conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que disponibilizou US$ 32.621.820 para serem executados pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) no prazo de cinco anos, para expandir a área abrangida por unidades de conservação (UCs), melhorar a efetividade de gestão das UCs, recuperar áreas degradadas, proteger espécies ameaçadas e engajar as comunidades locais.

Para isso, o projeto conta com três estratégias principais: a expansão e consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o aumento da efetividade de conservação das já existentes; a restauração da vegetação nativa; e com os planos de ação nacionais de espécies ameaçadas. Essa é a última etapa antes da assinatura dos acordos de cooperação com os executores. A Secretaria de Biodiversidade do MMA prevê para agosto a última etapa do projeto, a realização das oficinas de planejamento para a execução da proposta.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯