20 Setembro 2021 - 16:13

Herbário MAC e Aobal retomam parceria para catalogar orquídeas de Alagoas

Ascom/IMA
Pesquisadores do IMA e Aobal trocam conhecimento e se apoiam durante idas ao campo

Orquídeas são as queridinhas da jardinagem, por suas cores exuberantes e florescência que dura semanas. É sob a perspectiva de conservar esta família que o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e a Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas (Aobal) retomam sua parceria, com a volta de saídas à campo em busca de coletar amostras de plantas.

“A Aobal foi pensada para congregar as pessoas interessadas em orquídeas e bromélias”, descreve Vinícius Brito, coordenador do Núcleo de Orquidologia da Aobal (NOA). “O IMA é nosso parceiro desde a fundação da Aobal, em 2000, e primeira casa, pois era onde aconteciam as reuniões”, rememora.

A expedições do Herbário MAC foram retomadas no último mês de agosto, com o apoio do NOA, após mais de um ano sem ir a campo, em decorrência da pandemia de Covid-19. É uma parceria mútua de troca de conhecimentos entre os pesquisadores do IMA e Aobal.

Em duas idas conjuntas a campo, em agosto, foram recolhidas 50 plantas que passarão a compor o acervo do Herbário, entre elas, várias orquídeas. A Aobal fez os registros fotográficos para compor publicações científicas.

“As orquídeas nativas ocorrem em todas as regiões de Alagoas, até em centros urbanos, mas não são identificadas pela população porque nem sempre são coloridas ou chamativas, geralmente são verdes e pequenas”, explica Vinícius.

Orquídea é indicativo de nível de preservação do ambiente

Vinícius é pesquisador e engenheiro agrônomo do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater). Natural de Penedo, ele diz que seu interesse em orquídeas é de família.

“Foi praticamente genético. Meu avô materno cultivava orquídeas, mas eu nunca o conheci ou mesmo a coleção dele. Foi andando no sítio do meu avô paterno que observei orquídeas e comecei a estudar”, revela Vinícius, desde jovem um frequentador do Herbário MAC e Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Ele explica que as orquídeas colaboram para o equilíbrio dos biomas, pois possui muitos polinizadores exclusivos.

“É um indicativo do nível de preservação do ambiente, pois orquídeas são muito sensíveis por dependerem de outros organismos para sobreviver, em relação de simbiose. A exemplo, algumas espécies nativas de abelhas extraem das orquídeas óleos essenciais para a reprodução”, explica Vinícius, que tem como orquídea predileta a Prosthechea alagoensis, endêmica de Alagoas.

O Herbário MAC irá prosseguir com mais saídas em campo, em colaboração com a Aobal, registrando mais orquídeas e bromélias em seu acervo, e publicando trabalhos científicos juntos, a exemplo do artigo de levantamento florístico das Dunas do Cavalo Russo, já em fase final de produção.

Para acompanhar a parceria entre Herbário MAC e Aobal, siga as redes sociais do IMA. Instagram: https://www.instagram.com/ima.alagoas/, YouTube: https://bit.ly/IMAyoutube e Facebook: https://www.facebook.com/ima.alagoas/.  

por Assessoria IMA

Comentários comentar agora ❯