21 Janeiro 2022 - 08:45

Inscrições abertas para 2° Roadshow sobre o projeto da nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu

Leonardo Milano/MMA
O evento será realizado nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro de 2022 e as inscrições já estão abertas

OMinistério do Meio Ambiente, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (PPI/ME), vai realizar o 2º Roadshow sobre o projeto da nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu. O evento será realizado nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro de 2022 e as inscrições já estão abertas.

O objetivo é esclarecer dúvidas sobre a concessão e o processo licitatório aos interessados. O edital de concorrência do Parque Nacional do Iguaçu foi publicado em dezembro de 2021 e o leilão está marcado para 22 de março de 2022. O projeto de concessão prevê investimentos de R$ 500 milhões em novas infraestruturas e outros R$ 3 bilhões na operação do parque durante o período da concessão.

O evento prevê reuniões a serem realizadas por meio presencial (02/02) ou videoconferência (03/02 e 04/02), mediante agendamento prévio até o dia 28 de janeiro de 2022. O agendamento deve ser realizado por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível neste link.

Parque Nacional do Iguaçu

O edital da concessão do Parque Nacional do Iguaçu incorpora aspectos ligados à sustentabilidade financeira, à preservação ambiental e à preocupação com as comunidades do entorno. Pelo edital, o futuro concessionário não poderá, por exemplo, cobrar pelo ingresso valor além do estabelecido em contrato. Além disso, será possível estabelecer pacotes especiais para visitas de mais de um dia, para incentivar a permanência do turista. Moradores dos 13 municípios do entorno do parque terão desconto no ingresso e pagarão 20% do valor máximo previsto.

A nova concessão tem o potencial de duplicar o número de visitantes do parque no período de 30 anos, com expansão da área concessionada e a realização de investimentos capazes de aumentar a atratividade da visitação.

Criado em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu, com área de quase 200 mil hectares, é a maior reserva remanescente de Mata Atlântica da região. A principal atração turística do Parque são as Cataratas do Iguaçu, eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza em 2011. O Parque também protege riquíssima biodiversidade da fauna e flora brasileiras, algumas delas ameaçadas de extinção como a onça-pintada e o jacaré de papo amarelo.

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯