21 Junho 2022 - 13:07

Plano de Ação Nacional busca preservar espécies de albatrozes no Brasil

Reprodução
O plano envolve a preservação de 12 espécies de albatrozes

No último domingo, dia 19 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Albatroz, ave migratória que frequenta os mares. E o Brasil possui políticas públicas para preservação de espécies dessas aves. O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Albatrozes e Petréis (Planacap), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com o Projeto Albatroz, busca reduzir a morte de albatrozes durante as ações de pesca.

O Planacap conta com 47 ações que envolvem pesquisas científicas, educação ambiental, reforço da legislação e desenvolvimento de políticas públicas. O plano já está no terceiro ciclo, cada ciclo dura cinco anos.

Os albatrozes não se reproduzem no Brasil, geralmente constroem seus ninhos em ilhas oceânicas e na Antártida, mas vivem na costa brasileira. O plano envolve a preservação de 12 espécies de albatrozes, sete delas ameaçadas de extinção.

O Planacap está inserido no Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), que reúne 13 países com mares territoriais que são utilizados por albatrozes e petréis para a alimentação, migração ou reprodução, principalmente na porção meridional do planeta. Atualmente, são signatários do acordo: Brasil, Argentina, Austrália, África do Sul, Chile, Espanha, Equador, França, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Reino Unido e Uruguai.

O ACAP tem o intuito de coordenar os esforços dos países envolvidos e estabelecer metas para a conservação destas aves. Em 2008, o Governo Federal ratificou a adesão do Brasil ao acordo.

O Dia Mundial do Albatroz, também criado pelo Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis, busca chamar atenção aos perigos enfrentados por esse grupo de aves, um dos mais ameaçados do mundo em relação às mudanças climáticas.

Saiba mais sobre o ACAP no site: https://acap.aq/

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯