22 Agosto 2017 - 09:56

Penedo recebe palestra sobre criação amadora de passeriformes nesta quarta-feira, 23

Ilustração
Essa é uma oportunidade muito importante para quem deseja ser um criador de passeriforme legalizado

A equipe de fauna do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) realizará nesta quarta-feira, 23, em Penedo, palestras e atendimentos sobre a criação amadora de passeriformes silvestres. O objetivo da ação é orientar a população sobre a licença de criador e realizar novos cadastros no sistema.

A palestra acontecerá no período compreendido entre 9h30min e 13h e será realizada na sede da Emater, situada na Avenida Getúlio Vargas, vizinho ao Colégio Imaculada Conceição.

Para falar sobre o assunto o coordenador do IMA em Penedo, Henrique Lima Lessa Lobo, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta terça-feira, 22 de agosto.

“Essa é uma oportunidade muito importante para quem deseja ser um criador de passeriforme legalizado. Após a palestra, onde serão apresentados os principais aspectos sobre a criação amadora, as espécies permitidas, o funcionamento do Sistema de Cadastramento de Passeriformes (SISPASS), além dos deveres e obrigações do criador, vamos iniciar os procedimentos para cadastramento dos interessados”, explicou Henrique Lessa.

Ainda de acordo com o coordenador do IMA em Penedo, a pessoa interessada em se cadastrar deverá comparecer ao local da ação portando os originais do RG, CPF e comprovante de residência em seu nome, expedido nos últimos 60 dias. Além disso, a pessoa deverá possuir uma conta de email ativa, que será necessário para efetivação do cadastro. Todo cidadão maior de 18 anos pode se tornar um criador amador de passeriformes silvestres.

O IMA lembra que a licença não serve à regularização de pássaros sem anilhas, ou seja, sem procedência legal. Os animais capturados na natureza ou comprados em feiras não podem ser regularizados com a obtenção da licença.

Após a emissão da licença pelo IMA, o criador amador tem acesso ao sistema de gerenciamento online da atividade de criação amadora de passeriformes da fauna nativa brasileira, o SISPASS, podendo emitir documentos (certificado de regularidade), declarações (óbito, fuga ou furto), relação de passeriformes e realizar transferências de propriedade de aves entre outros criadores amadores.

Na terça-feira da semana que vem, 29 de agosto, a ação será realizada em Arapiraca e no dia 30 no município de Porto de Pedras.

por Redação

Comentários comentar agora ❯