22 Outubro 2021 - 10:15

Operação flagra desmatamento ilegal em Área de Proteção Ambiental em Penedo

Batalhão de Polícia Ambiental
Área estava sendo desmatada para produção de carvão

Em operação integrada entre o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPM) foi constatado, nesta quinta-feira (21), que a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, em Penedo, estava sendo desmatada ilegalmente para fabricação de carvão.

De acordo com a polícia, uma denúncia foi recebida dando conta de que estaria havendo corte de vegetação nativa no local. Após isso a operação foi realizada e com o apoio do policiamento aéreo foi possível identificar vários pontos de desmatamento.

Durante a ação, foram encontradas 31 caieiras, que são covas feitas para a queima da madeira para virar carvão. Desse total, onze ainda se encontravam ativas e foram destruídas.

Segundo a polícia, os infratores extraiam madeira da vegetação nativa, como massaranduba e cajueiro, para fabricação ilegal de carvão. Havia também um acampamento de apoio montado no local, mas estava vazio no momento da operação. Ninguém foi preso.

A Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe foi criada em 4 de março de 1988 por meio de decreto estadual e fica na Várzea da Marituba, conhecida como pantanal alagoano.

por Estagiário sob supervisão da redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.