25 Abril 2020 - 10:37

Meteorologia: Fim de semana deve ser de tempo instável em toda Alagoas

Assessoria
Relatório mostra a média histórica de chuvas no trimestre de maio, junho e julho

Com o início da quadra chuvosa em Alagoas na última semana, a previsão é de que as chuvas ocorram acima dos valores médios históricos nos próximos meses. É o que aponta a o relatório emitido pela Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) nesta sexta-feira (24).

 A ocorrência de chuvas mais intensas em áreas isoladas no estado deve perdurar até a segunda quinzena do mês de agosto. Neste trimestre, os volumes médios de chuva costumam variar entre 300 mm e 800 mm, segundo dados climatológicos do INMET (1981-2010) e dados compilados pela Sala de Alerta.

Dessa forma, a previsão do tempo para o final de semana em Alagoas segue com instabilidade na maior parte das regiões. Para sexta-feira (24), a nebulosidade e as pancadas de chuva devem seguir em todo o Estado. No Agreste e no Sertão alagoano, a temperatura mínima chega aos 22ºC.

 No sábado (25), o predomínio em toda Alagoas deve ser de nebulosidade variável com períodos curtos de sol. Em Maceió, as temperaturas devem variar entre mínimas de 24ºC e máxima de 30ºC. Na Zona da Mata, a temperatura mínima chega aos 25ºC, e a temperatura máxima permanece a mesma de Maceió, 30ºC.

Fechado o final de semana, o domingo (26) segue com pancadas de chuva em todo Estado. No Sertão do São Francisco, temperatura mínima de 22ºC e máxima de 36ºC.

 É importante reforçar que a Sala de Alerta da Semarh monitora as condições hidrológicas e meteorológicas de todas as regiões Alagoas em tempo real. E em caso de volumes muito grandes de chuvas e de enchentes, os órgãos oficiais de proteção do Estado e a Defesa Civil são comunicados previamente, para que as ações necessárias possam ser executadas nas regiões que venham a ser afetadas.

Para acompanhar a previsão do tempo todos os dias, basta acessar o site www.semarh.al.gov.br ou baixar o aplicativo “Semarh Tempo Alagoas” disponíveis para os sistemas Android e iOS.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.