25 Maio 2018 - 18:06

Lixões de Piaçabuçu e Penedo são encerrados oficialmente em solenidades realizadas nesta sexta-feira, 25

Cone Freire - aquiacontece.com.br
O fechamento dos lixões de Piaçabuçu e Penedo faz com que o estado chegue ao número de 102 vazadouros encerrados

Em uma solenidade realizada na tarde desta sexta-feira, 25 de maio, o lixão de Piaçabuçu e o de Penedo, que recebia os resíduos também de Feliz Deserto e Igreja Nova, foram fechados oficialmente. Com isso, Alagoas alcança uma marca histórica com 100% dos lixões fechados.

O diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Gustavo Ressureição Lopes, concedeu entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) durante a solenidade. Na oportunidade, ele falou sobre a importância do ato e de tudo que isso representa para o estado.

“Hoje é um dia histórico para Alagoas! Isso que está acontecendo aqui é o resultado de um trabalho forte, organizado e com ações efetivas desempenhadas em parceria com órgãos como o Ministério Público, a AMA, e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) durante cerca de três anos”, declarou em conversa com o repórter Luiz de Carlos de Oliveira, o Luizão, como é mais conhecido.

O lixão de Penedo ficava localizado em uma Área de Preservação Ambiental, localizada nas imediações do povoado Capela na zona rural de Penedo, e recebia cerca de 80 toneladas de lixo por dia. A partir de agora, ainda segundo Gustavo Lopes, os resíduos da cidade terão a destinação correta, que será o aterro sanitário de Craíbas, no Agreste alagoano.

“Em Alagoas temos quatro aterros em funcionamento, sendo um em Maceió, outro no Pilar, um na região do Sertão e outro no Agreste, que esse de Craíbas. É para esse último que a prefeitura deverá enviar seus resíduos, por ser o mais próximo”, explicou Lopes, ressaltando a importância do fechamento do lixão tanto para o meio ambiente quanto para a saúde.

Antes de encerrar sua entrevista, Gustavo Lopes explicou ainda também que o próximo passo será a Prefeitura de Penedo apresentar um projeto para, num prazo de até cinco anos, recuperar a área ambientalmente degradada pela aposição inadequada de resíduos sólidos e promover a efetividade de políticas públicas que beneficiem toda a comunidade local e preservem o meio ambiente.

O Secretário do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, também concedeu entrevista à Penedo FM. “Esse 25 de maio de 2018 jamais será esquecido. Conseguir o fechamento de 100% dos lixões é motivo de orgulho para todos nós. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer aos prefeitos alagoanos, pois isso só foi possível graças à parceria feita por eles, o Ministério Público e o Governo de Alagoas. Agora vamos capacitar os técnicos dos municípios para que a coleta seletiva seja difundida em todas as regiões”, complementou.

O fechamento dos lixões de Piaçabuçu e Penedo faz com que o estado chegue ao número de 102 vazadouros encerrados. Esse número transforma Alagoas no primeiro estado do Norte/Nordeste a não possuir nenhum lixão em funcionamento e o terceiro do Brasil, onde apenas o Rio de Janeiro e Santa Catarina conseguiu esse feito. Quando as negociações iniciaram, apenas Maceió e Arapiraca tinha encerrado as atividades de seus lixões.

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o prefeito Március Beltrão, o vice Ronaldo Lopes, promotores de Justiça, secretários de estado, secretários municipais e vereadores, entre outras. 

por Redação

Comentários comentar agora ❯