26 Novembro 2021 - 08:31

Brasil e República Dominicana avançam para cooperação técnica na área ambiental

Zack/MMA
Joaquim Leite, recebeu em seu gabinete o dominicano Orlando Jorge Mera

Brasil e República Dominicana reafirmaram nesta quinta-feira (25) o interesse em incrementar a cooperação bilateral em programas e projetos de proteção ao meio ambiente e conservação dos recursos naturais. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, recebeu em seu gabinete o dominicano Orlando Jorge Mera, representante do Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais, para assinarem a declaração que prevê a prestação futura de apoio técnico entre os países.

O entendimento preliminar, que através de gestões das respectivas chancelarias deverá produzir a assinatura de um memorando de entendimento, no curto prazo, é fruto de tratativas entre as duas nações, ocorridas durante os preparativos para a participação brasileira na Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP26), na Escócia. Nos dois meses que antecederam o evento, o ministro Joaquim Leite realizou mais de 60 encontros com interlocutores estrangeiros para alinhar os posicionamentos dos países sobre temas relevantes e assim colocar o Brasil na linha de frente das negociações de clima.

Na COP26, o Brasil firmou importantes compromissos internacionais, como de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEEs) e de combate ao desmatamento ilegal, além de protagonizar a regulamentação do mercado internacional de créditos de carbono, cujo artigo 6 seguia pendente desde o Acordo de Paris, em 2015.

No encontro de hoje, Leite apresentou a política da pasta e, ao mesmo tempo, ofereceu apoio em áreas como conservação e restauração florestal, saneamento, gestão de resíduos, pagamento por serviços ambientais e agricultura de baixo carbono.

O Ministério do Meio Ambiente da República Dominicana, por sua vez, falou das prioridades e estratégias ambientais do país, atreladas ao Plano de Governo, à Estratégia Nacional de Desenvolvimento e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E estabeleceu linhas gerais de cooperação nesses e em outros temas, como gestão integral de áreas protegidas, restauração de ecossistemas, manejo e controle de incêndio, atenção e gestão de riscos, fortalecimento institucional e mudança do clima.    

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯