26 Dezembro 2017 - 18:59

Placas de projeto do IMA são arrancadas e destruídas pela Prefeitura de Maceió

Divulgação
O projeto foi lançado pelo IMA há pouco mais de 2 anos

Para a surpresa dos turistas e, principalmente dos maceioenses, a Prefeitura Municipal de Maceió, sem motivo aparente, determinou que fossem arrancadas da Orla da capital alagoana, todas as placas do projeto Nossa Praia, realizado pelo Governo de Alagoas, através do Instituto do Meio Ambiente.

A atitude do prefeito Rui Palmeira revoltou não apenas as pessoas que presenciaram o fato, mas também a todos os alagoanos que conhecem e aprovam o projeto que tem sido uma importante ferramenta para a preservação do Meio Ambiente.

O projeto foi lançado pelo IMA há pouco mais de 2 anos e vem obtendo resultados satisfatórios nas praias alagoanas. Trata-se de um dos maiores e mais bem sucedidos projetos de educação ambiental do Brasil, segundo o diretor-presidente do órgão, Gustavo Lopes.

"As placas com sacolinhas para o lixo produzido pelos banhistas que ficam na faixa de areia, são um sucesso e desde o ano passado estão colocadas em pontos estratégicos na orla de todo estado, inclusive em Maceió. Hoje elas sofreram um duro golpe ao serem retiradas por fiscais da prefeitura de Maceió, que somente estão por atrapalhar algo que beneficia milhares de pessoas. O mais absurdo é q isso acontece exatamente no momento em que muitos turistas estão nas praias alagoanas", complementou Lopes.

O IMA, logo após tomar conhecimento do fato, emitiu uma nota oficial repudiando a ação. Confira na íntegra:

Nota

A prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal De Segurança Comunitária E Convívio Social (SEMSCS), mandou arrancar da orla de Maceió, na tarde dessa terça-feira (26), todas as placas do Projeto Nossa Praia, realizado pelo Instituo do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). As placas tem a função de disponibilizar saquinhos plásticos para que a população possa descartar seu lixo.

Infelizmente, a ação compromete e dificulta todo o trabalho realizado pelo IMA/AL, que está na terceira edição do projeto. Toda a equipe de IMA/AL repudia a ação retrógrada e sem sentido da prefeitura de Maceió.

O projeto é muito bem aceito pela população, tem repercutido positivamente entre os usuários das praias, porque colabora com a diminuição da quantidade de lixo, que impacta diretamente o ambiente marinho.

Importante observar que essas placas estavam sendo renovadas pelas equipes do IMA, já que este é o terceiro ano do Nossa Praia.

A equipe do setor de Educação Ambiental do IMA está tentando recuperar as placas removidas, que foram, inclusive, danificadas.
#vocêsnaovaopararoima

por Redação

Comentários comentar agora ❯