28 Dezembro 2018 - 09:53

Patrulheiros ambientais mirins do Ronda no Bairro fazem visita técnica ao IMA

Thiago Tarelli
Crianças em situação de vulnerabilidade social aprenderam um pouco mais sobre a flora alagoana

Mais de 15 patrulheiros mirins ambientais do Ronda no Bairro tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (27), com uma visita ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), localizado no Mutange, em Maceió. O grupo, formado por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, assistiu aulas práticas sobre a flora alagoana.

A chamada “Horta Viva” foi o primeiro ponto de parada da visita, onde as crianças aprenderam que espaços pequenos podem proporcionar boas hortas em casa ou até mesmo em um apartamento, com plantação de hortaliças, por exemplo. Além disso, as crianças aprenderam sobre compostagem e plantas aquáticas.

No Jardineto Botânico da instituição, as crianças conheceram plantas nativas e exóticas como Craibeira, Ouricuri, Mandacaru, Pau Brasil e Jequiti, além de aprenderem um pouco mais sobre os biomas Caatinga e Mata Atlântica.

Já no herbário, os técnicos do IMA mostraram um pouco do trabalho do instituto na identificação, reconhecimento e conservação de plantas e de seu acervo, composto por plantas da biodiversidade alagoana que servem como fontes de estudo para pesquisadores e educadores do estado.

À frente da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro, a psicóloga Áurea Vasconcelos explica que a atividade prática serve de base para as aulas teóricas que a equipe já ministra aos patrulheiros ambientais mirins. “Nós buscamos aliar as atividades práticas às teóricas e hoje não foi diferente. Com essa visita, nós promovemos uma verdadeira aula de educação sobre o meio ambiente, onde eles tiveram mais informações sobre a flora alagoana e como podemos preservá-la”, afirma.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯