29 Julho 2021 - 08:45

Programa Lixão Zero implementa 1.000 composteiras domésticas em Igarapé-MG

Reprodução/MMA
A boa gestão de resíduos evita a proliferação de vetores de doenças

Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, o município de Igarapé é mais um beneficiado pelo programa Lixão Zero no estado de Minas Gerais. As entregas realizadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no município vão permitir melhorias no sistema de coleta seletiva e reciclagem, assim como incentivar a educação ambiental e a participação da sociedade na valorização dos resíduos sólidos.

Entre as entregas, no valor de R$ 1,1 milhão, estão caminhões, trituradores, granuladores, fragmentadores, esteiras, além de diversos outros veículos e equipamentos especializados que permitirão a implementação de centro de triagem no município. Com o aumento na reciclagem de resíduos secos e orgânicos, a expectativa é o avanço rumo às metas do Marco do Saneamento Básico, sancionado em 2020 pelo Governo Federal.

Os 44 mil habitantes do município serão beneficiados também pela implantação de mil composteiras domésticas, 15 ecopontos e lixeiras e contêineres a serem instalados em escolas e órgãos públicos, o que contribui para tornar a valorização dos resíduos parte do dia a dia da população desde cedo.

No total, são cerca de 44 mil habitantes a serem beneficiados direta e indiretamente pelos resultados da ação. O descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos urbanos contribui para conservar os recursos naturais, como solo e água, assim como ajuda a proteger a biodiversidade e reduzir emissões. Além disso, a boa gestão de resíduos evita a proliferação de vetores de doenças, contribuindo para levar mais saúde e bem-estar para a sociedade, que ainda é beneficiada pela geração de emprego e renda na cadeia da coleta e reciclagem.

Lixão Zero

Criado em 2019 pelo MMA, o programa Lixão Zero leva investimentos e repasses a municípios de todo o Brasil, para aprimorar sistemas de coleta seletiva e reciclagem. Com essa entrega, o Lixão Zero marca mais uma ação no estado de Minas Gerais, que já teve 15 lixões desativados pelo programa, além de entregas em Guaxupé, Monte Carmelo, Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Indianópolis, Iraí de Minas, Romaria, Estrela e Dourado Claro, bem como edital de R$ 100 milhões para a implantação de usinas de triagem em municípios mineiros.

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯