16 Maio 2020 - 14:01

13º salário do INSS tem novo calendário de pagamento para tentar amenizar a crise econômica provocada pelo Coronavírus; saiba mais

Ilustração

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antecipou duas parcelas do 13º salário desde o dia 24 de abril. As segundas parcelas serão pagas agora no mês de maio e mês de junho, como parte de um conjunto de medidas adotadas pelo governo.

O objetivo é tentar amenizar a crise econômica provocada pela pandemia do novo Coronavírus, e deixar os cidadãos um pouco mais tranquilos financeiramente.

As datas de pagamento da primeira parcela aconteceram entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020. Já a segunda parte da gratificação será entre 25 de maio e 5 de junho.

A distribuição dos beneficiários entre as datas de pagamento seguirá a mesma ordem dos depósitos mensais de aposentadorias, pensões e auxílios.

Segurados que ganham salário mínimo começam a receber primeiro

Os segurados que ganham salário mínimo vão receber primeiro, ou seja, já na última semana do mês de cada competência, ou seja, em abril e maio.

De igual modo, os segurados que ganham acima do piso, os depósitos da primeira e da segunda parcelas do abono ocorrerão, respectivamente, a partir dos dias 4 de maio e 1º de junho.

As parcelas cairão nas contas dos segurados, portanto, nas mesmas datas em que eles receberão os benefícios relativos às competências de abril e maio.

Tradicionalmente as parcelas do 13º salário do INSS são pagas em setembro e em dezembro

Cada parcela da gratificação natalina tem o potencial de injetar cerca de R$ 23 bilhões na economia do país, distribuídos entre aproximadamente 35 milhões de beneficiários.

Tradicionalmente, a primeira parcela do 13º salário do INSS é antecipada para setembro e a segunda é paga em dezembro. Medidas para evitar o contágio de beneficiários também foram adotadas, como a concessão do auxílio-doença sem perícias.
 

Comentários comentar agora ❯